sábado, 3 de dezembro de 2011

Entrevista: Vociferatus


Polêmico Rock - Fala Headbangers! É com muito prazer que, finalmente, faço uma entrevista com o Vociferatus. Então, para começar, e para os leitores que ainda não tiveram uma oportunidade de conhecer o Vociferatus nos conte um pouco a história e a proposta de vocês.

Luiz Mallet - Olá Polêmico Rock! Então, a Vociferatus é uma banda de Blackened Death Metal que teve seu início em 2008. Eu, Pedrito Hildebrando e Augusto Taboransky formamos a banda após nos conhecermos e constatarmos que nosso gosto musical e ideológico é bem parecido, e como sempre, tivemos vontade de estarmos inseridos no meio musical. Portanto, resolvemos montá-la. Nossa proposta é simples: levar nosso som e a nossa mensagem à todos, não importam aonde estejam. Queremos que as mentes sejam atingidas pelo que criamos, seja musicalmente ou ideologicamente.

Polêmico Rock - O som de vocês é recalcado em um brutal Death/Black Metal. Embora eu reconheça que o Vociferatus tenha uma identidade própria, estou a quase quinze anos escutando este tipo de música, e é quase impossível não relacionar o Vociferatus com influências de bandas como Marduk, Satyricon e Krisiun. Então me diga se estou certo e me fale um pouco de suas influências.

Luiz Mallet - Obrigado, fico feliz com as citações de influência! (risos). O Marduk e o Behemoth são nossas influências primárias. As mensagens passadas pelos dois tanto liricamente quanto musicalmente nos inspiram muito, dentro e fora da música. E sobre o Satyricon, na verdade, eu, Pedrito e Augusto sempre escutamos muito a escola norueguesa de Black Metal desde bem novinhos [mais do que somos agora (risos)] e isso sempre influenciou e sempre irá influenciar o que transmitimos com a Vociferatus, não importando o contexto musical em que a nossa música esteja inserida. Gostamos muito de Satyricon, mas também de Mayhem, Immortal, Ulver e muitos outros. Algumas coisas mais novas como Keep Of Kalessin, e por aí vai.

Polêmico Rock - Como têm sido a satisfação do público em relação ao Vociferatus? Aproveitando esta pergunta, fale um pouco da cena underground que vocês têm presenciado.

Luiz Mallet - A resposta do público do EP 'Blessed By The Hands Of Flames' (Link Para Download aqui) está sendo acima da esperada! Temos uma demo auto-intitulada lançada em 2010 que também pode ser baixada pelo nosso Myspace, que teve uma boa resposta do público, mas o nosso EP está alcançando um nível de boa receptividade que não esperávamos! Temos ótimas resenhas escritas pela internet (inclusive uma aqui no Polêmico Rock, obrigado!) e em revistas sobre o trabalho, muitas pessoas compartilhando links do EP para download e uma resposta do público perto de nós muito calorosa, com certeza isso irá preparar bem o terreno para o que vier pela frente!
E sobre a cena underground que estamos inseridos, a do Rio de Janeiro, já não posso falar mal dela no quesito musical! As bandas estão se profissionalizando cada vez mais, os trabalhos estão com um nível de profissionalismo incrível, e você pode ter certeza que verá muita coisa boa surgindo das bandas que estão na atividade aqui. Tenho certeza que das bandas que estão começando agora a trilhar seus caminhos também. O público aqui no RJ é bastante crítico e não dá mais pra fazer coisa e qualquer jeito; a galera reprova. Então tornou-se padrão das bandas daqui terem um polimento profissional. Isso é bom para o público que veem um trabalho de qualidade e para o conjunto, que vê seu trabalho crescendo, tendo resultados e colhendo frutos. A única coisa que realmente está pesando mais na cena é o público. Às vezes acho que as pessoas podiam comparecer mais aos shows. Os eventos underground são baratos e tem muita qualidade. Galera do RJ: vocês deviam dar um pouco mais de apoio pra cena incrível que tá acontecendo bem do lado do teu quintal e presenciar shows não só da Vociferatus, mas também do Ágona, DarkTower, Diva, Amnesia, As Dramatic Homage, Berkaial, The Shade Of Crow, Innocence Lost, enfim. Só ouvindo e vendo pra crer. Então corram atrás, escutem e verão que vocês estão perdendo, e muito.

Polêmico Rock - Então galera Headbanger do Rio, ouçam o recado, e vamos apoiar esta cena maravilhosa que temos aqui, porra! Para depois não saírem reclamando e cuspindo pelo CU, dizendo que não existe Metal em terras cariocas.

A sociedade critica de uma forma geral sobre a dificuldade de ser músico no Brasil, então nada melhor do que a experiência de vocês pra nos contar isso.

Luiz Mallet - Isso é uma questão bem delicada. Todos acham que ser músico é hobby, mas acho que alguns músicos são "amadores", por assim dizer; vestem a camisa de algo que deve ser feito sem esforço, porque a "sociedade" não trata da devida forma. Sim, todos nós temos empregos normais, mas eu acho que o trabalho começa a ser levado mais a sério quando você leva a sério você mesmo e o que se está produzindo, musicalmente falando. Quando as pessoas começam a ver que você não está fazendo aquilo para se divertir e sim para passar uma mensagem séria de um jeito sério, elas começam a te respeitar como músico também.

Polêmico Rock - Há muita polêmica em relação ao uso da internet para download dos arquivos de música. Mas hoje em dia, eu vejo a internet muito mais como algo vantajoso do que desvantajoso. O que vocês acham disso? Vocês concordam ou discordam e por que?

Luiz Mallet - Para as bandas que estão começando agora, não há jeito melhor e mais eficaz de se passar a mensagem. Você consegue atingir o seu público-alvo de uma forma "gratuita", do jeito que você quer e com uma abrangência que você não conseguiria por mídias impressas apenas por exemplo. Quase todo mundo tem internet em casa e paga um preço alto por isso, mas não são todos que estão dispostos a pagar 1/10 desse preço pra comprar uma revista especializada na banca que tem praticamente tudo o que você pode ver ou já viu na internet faz tempo. Eu ainda acho que todos esses tipos de divulgação são essenciais, mas a internet hoje em dia é o alicerce perfeito pra se construir uma base de fãs. Somos totalmente a favor dessa prática e inclusive temos nossos materiais liberados para download na internet! É claro que temos também tudo no modelo físico, se você gostar e quiser ajudar a banda de forma mais concreta, vá lá e compre. Nada no underground é um absurdo economicamente falando.

Polêmico Rock - Verdade. Tanto que em breve eu estarei pegando minha camisa do Vociferatus e meu EP, que estou esperando a tempos (risos), por um preço razoável. E, eu sempre compro CDs e camisas dessas bandas do Underground, e são realmente baratas.

Como acontece o processo de composição das músicas? Alguém é responsável especificamente pelas letras, e outros pelo instrumental? Ou simplesmente cada um contribui de alguma forma?

Luiz Mallet - Em relação às musicas, eu componho todas elas sozinho, e no estúdio todos nós ajeitamos alguns arranjos específicos, mas tudo primordialmente sou eu que faço. Em relação às letras, o Pedrito escreve algumas, eu escrevo outras. Mas cada um tem o seu jeito de tocar que é posto na música somente ao vivo, e é o que dá toda a vibração intensa que nossa música possui.

Polêmico Rock - Com relação às letras, pude interpretar de certa forma uma crítica feroz a humanidade e ao cristianismo. A canção “Blessed By The Hand Of Flames” é mais consistente com relação à crítica da humanidade, através de passagens como “Words of chaos spread / Humanity is playing God / The victory is blessed by the hand of flames”. Eu particularmnte amo esta última frase. “To Seal with blood” é uma crítica mais tombada à religião, ao meu ver. Me fale um pouco da mensagem que o Vociferatus espera passar ao ouvinte.

Luiz Mallet - Procuramos interpretar a sociedade por meio das guerras, onde no final você é exaltado por matar milhões de pessoas. Nenhuma batalha tem vencedores, nenhuma batalha tem ganhos, apenas perdas, é isso. Queremos mostrar que a humanidade desde o início dos tempos está celebrando o culto da morte, marchando infinitamente em direção ao calvário para sua própria crucificação. Quantos às críticas religiosas, procuramos não atacar com palavras vazias, mas sim questionar, fazer as pessoas pensarem um pouco no que é válido, no que é justo e no que tem sido feito durante todo esse tempo, aí você chega numa verdade, que já existia bem antes da religião. Enfim, não vou ficar me posicionando muito, apenas questionem e adquiram conhecimento do que realmente acontece.

Polêmico Rock - Achei perfeito esta ideologia. Então, talvez esta seja uma pergunta indecente, pois algumas pessoas não gostam de responder. Mas acho interessante saber: qual equipamento que vocês usam? Digo, qual marca de guitarra, qual marca de baixo, se preferem pedaleiras ou jogo de pedais, comentem um pouco sobre isso.

Luiz Mallet - (risos) Sem problemas de responder essas perguntas! A minha guitarra é uma Ibanez RGA 7, o Lucas usa um baixo Bc Rich Virgo Celtic, e o Filipe usa uma Jackson Performer Series. Eu particularmente prefiro pedaleiras, os meninos, ah ... desculpa, mas eu vou ficar te devendo esta informação. Te respondo numa próxima (risos).

Polêmico Rock - Qual a origem da palavra “Vociferatus” e o que significa?

Luiz Mallet - Significa 'vociferar' mesmo, em Latim. Mas vou lhe ser sincero, no começo da banda não sabíamos que essa palavra era de fato uma palavra existente (risos). O Pedrito simplesmente veio com essa palavra num ensaio e achamos que passava bastante o que queríamos, e assim ficou. Depois viemos descobrir que se trata de uma palavra que existe.

Polêmico Rock - Podemos esperar um ‘full-lenght’ em breve?

Luiz Mallet - No começo do ano que vem começaremos a trabalhar nas gravações e vocês podem esperar algo grandioso!

Polêmico Rock - Mal posso esperar! Eu particularmente gosto muito da arte de “Blessed By The Hand Of Flames”, que traz a idéia de guerra e genocídio, e com o jogo de cores usado consegue trazer até mesmo a idéia de algo apocalíptico. De quem foi a idéia?

Luiz Mallet - Obrigado! O conceito básico da arte da capa veio do Pedrito, mas tivemos todo um trabalho feito por cima dela pelo Felipe Eregion (Unearthly), que também produziu o EP. Inclusive a paleta de cores usado na identidade visual do CD foi ideia dele também, originalmente a capa tinha outras matizes. Agradeço muito a ele por nos lapidar na gravação de um jeito que acabou só trazendo conhecimento. E também por nos fazer pensar de um jeito mais profissional contextualmente falando. O que ele fez pela gente não tem preço e sou eternamente grato a ele por isso.

Polêmico Rock - Acho maneiríssimo esta interação existente no Underground, tudo em nome do Metal nacional.

Por favor, deixem uma mensagem para quem estiver lendo esta entrevista, e contato para shows, e link para download, se desejarem.

Luiz Mallet - Muito obrigado Polêmico Rock de estar nos dando essa oportunidade de mostrar um pouco mais do nosso trabalho! Obrigado aos fãs e as pessoas que nos apoiam, em todos os lugares do mundo! Não se esqueça de baixar o EP 'Blessed By The Hands Of Flames' pelo link http://www.mediafire.com/?jq2fm0ex6122fy3, e confiram também nosso:
Myspace: www.myspace.com/vociferatus
Reverbnation:www.reverbnation.com/vociferatus
Facebook: www.facebook.com/vociferatus
Twitter: www.twitter.com/vociferatus
Youtube: www.youtube.com/vociferatuslegion (Assita ao clipe oficial de 'Blessed By The Hands Of Flames'!)

E-mails para contato (Shows, merchandising, contato com membros): vociferatus.metal@gmail.com

Continue apoiando o metal!
Obrigado pela oportunidade!
WE ARE THE NEW OPPOSITION!

Polêmico Rock - Agradeço muito a atenção do Vociferatus, e é sempre bom ter vocês aqui nas páginas do Polêmico. De fato eu tenho apreciado muito o som de vocês nos últimos meses, e se trata de uma banda que desejo ver muitas vezes ao vivo. Que vocês continuem fazendo este som devastador, e que consigam percorrer uma carreira sólida. Enfim, mais uma vez, obrigado. Horns Up!

Nenhum comentário:

Postar um comentário