segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sodamned - The Loniest Loneliness (2011)


Embora o Sodamned execute um Death Metal quase tombado ao Brutal Death Metal, a natureza sombria lembra algo próximo do Black Metal. Deixando os rótulos de lado, devo deixar claro que as letras das canções estão muito amadurecidas, fazendo analogias à coisas atuais, em um contexto subjetivo. E por fim, a excelente produção do disco que deixa o trabalho impecável.

"Fear" é a canção que abre o disco de forma brutal, e bem direta. O refrão conta com um harmônico de guitarra que dá uma cara melódica ao refrão, juntamente com um vocal rasgado sobreposto. "Graveyard Of Secrets" possui mais cadenciamento com relação à faixa anterior, e com mais uso dos vocais rasgados. Um pequeno cântico no meio da canção deixa a mesma com uma textura completamente sombria, e seguido de um solo de guitarra que se encaixa perfeitamente à canção. "Tortures and Nightmares" possui efeito devastador, que conta com constantes palhetadas de guitarra, que se fixam como pano de fundo à canção. Destaque para o belo solo de guitarra. 

"Sky & Earth" intercala andamento mais quebrado, com andamento porradeiro brutal, e possui uma textura doentia. "Hope" trata-se de uma canção mais sólida no âmbito lírico, deixando a subjetividade um pouco de lado, e com passagens mais diretas, como em "You arrest me here in this empty cell / No, I don`t regret anything / I prefer stand here in this narrow cell /wich walls are built of hope!" 

"Um enigma envolto em mistério" trata-se de uma bela canção instrumental onde prevalece o cadenciamento e a melodia, com belos harmônicos de guitarra. "The Montain" trata-se de uma canção ótima e extremamente brutal, e resgatando o sentimento doentio. Em determinado momento a canção ganha andamento arrastado e com um excelente vocal gutural e rasgado enfermiço. Arrisco a dizer que se trata de uma das melhores faixas do disco. "Painted in Blue" traz novamente um conceito completamente subjetivo, permitindo o ouvinte diversas interpretações sobre canção, como passagens "And they painted blue your eyes". O refrão possui uma textura aterradora e extremamente cativante, onde o refrão é falado em espécie de cântico, ao invés de cantado. "Hanged" começa brutal e recaindo em um arranjo mais viscoso. Novamente é visto uma fala pronunciada no meio da canção, onde talvez a banda tenha adquirido uma identidade própria com tal elemento. "Ewige Widerkunft (Eternal Return)" começa de forma devastadora, e abusa dos vocais rasgados. Os acordes que finalizam a canção fazem desaparecer o sentimento morbígeno do Sodamned nesta última faixa.

O Sodamned conseguiu estabelecer de cara uma identidade própria em seu primeiro disco oficial. O Death Metal contido em "The Loniest Loneliness" possui uma ótima articulação entre as faixas, o que não deixa a banda cair na mesmisse, e com belos e notórios elementos que deixam as canções com texturas mórbidas. 

Nota 9,5

Escala de Notas:

Nota 666 - Você jamais chegará aqui
Nota 10 - Deus do metal
nota 9,0 - Satã esta feliz por você
Nota 8,0 - Promissor
Nota 7,0 - Excelente
Nota 6,0 - Bom
Nota 5,0 - Entre "bom" e "precisa melhorar"
Nota 4, - Desce quadrado
Nota 3,0 - Você não conseguirá sua passagem para o inferno tocando deste jeito
Nota 2,0 - Lastimável
Nota 1,0 - HARMONIA do Samba
Nota Zero - Acidente Vascular Cerebral

Nenhum comentário:

Postar um comentário