quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Black Label Society - Order Of The Black (2010)

          Order Of The Black segue o mesmo padrão dos álbuns anteriores do Black Label Society. Isso é ruim? Não. Zakk Wylde conseguiu manter os mesmos riffs cortantes e os solos de guitarra de perfurarem o cérebro, mas não houve inovação. Mas para que mexer no time que está ganhando? Apesar de nenhuma inovação, o álbum está completo, com a marca registrada do Black Label Society. Músicas pesadas, ou passagens acústicas constituem o novo trabalho, assim como os antigos.
Faixa 1 - Crazy Horse - A música começa com o riff pesado e acompanhado de Wah Wah da música Crazy Horse. A letra de Carzy Horse nos remete diretamente à algo parecido como um campo de batalha, através de passagens como "Tha battlefields of death embracing him" ou "This is a good day to die".
Faixa 2 - Overlord - Os primeiros segundos de Overlord, a segunda faixa do disco, nos transmite a idéia de que o peso será deixado de lado. Nada disso. Esta segue a mesma linha de Crazy Horse, pesada e direta. Há alguns elementos em Overlord que lembrarão o disco "The Blessed Hellride". A letra nos remete a mesma idéia de caos e guerras, no entanto em um sentido mais figurado.
Faixa 3 - Parade Of The Dead - Esta é uma música bem agitada, com um andamento mais quebrado de bateria, e onde Zakk demonstra sua técnica com harmônicos em sua melhor forma. No meio da música, Zakk consegue embutir um riff bem arrastado, e onde em seguida palhetadas são "fritadas" bem ao estilo Black Label Society. Perfeito.
Faixa 4 - Darkest Days - A esta altura do campeonato, havíamos esquecido das músicas mais lentas. Aí entra Darkest Days para quebrar o gelo. Uma música realmente linda, com linhas de piano executadas pelo próprio Zakk. Em passagens como "storm clouds" e "hurricane", todas usadas em sentido figurado, para transmitir uma idéia de "Os Dias Mais Negros" de fato, ao ouvinte.
Faixa 5 - Black Sunday - Nesta quinta faixa, o álbum decola novamente à um som mais pesado, assim como em faixas anteriores à Drakest Days. Destaque para Black Sunday, que começa com um solo de guitarra extremamente sujo e estridente. Por volta de 2:08 de música, alguns elementos nos lembram o álbum "Sonic Brew".
Faixa 6 - Southern Dissolution - Esta segue bem arrastada e com belos harmônicos.
Faixa 7 - Time Waits For No One - A sétima faixa segue a mesmíssima linha de Darkest Days, música mais lenta com linhas de piano. Porém, em Darkest Days, Zakk parece estar reprimido, ao contrário desta que, parece desesperadamente querer dizer algo à alguém, como nesta passagem "So here we stand and through it all", " I love you now and beyond forever".
Faixa 8 - Godspeed Hell Bound - Aqui percebe-se uma levada que lembra Graveyard Disciples do álbum 1919 Eternal. Porém, o ritmo decresce para uma linha acústica no meio da faixa.
Faixa 9 - War Of Heaven - Esta começa um pouco mais sombria, mas depois segue uma linha parecida com Southern Dissolution.
Faixa 10 - Shallow Grave - Em opinião própria, Shallow Grave constitui a canção mais sombria do álbum, não somente em sua sonoridade, mas em sua letra, como nesta passagem, "Lifeless and dark", "No need to feel or be".
Faixa 11 - Chupacabra - Segundo Zakk, Chupacabra é uma pequena peça Flamenca para homenagear músicos como John McLaughlin e Paco de Lucia. Outras pequenas canções deste tipo podem ser encontradas em álbuns anteriores como TAZ (Sonic Brew) e Speedball (1919 Eternal).
Faixa 12 - Riders Of The Damned - Direta, pesada e cadenciada.
Faixa 13 - January - Não haveria melhor desfecho para o álbum como esta canção. Esta demonstra um valor sentimental muito grande, e este sentimento é transparecido na própria letra e instrumental. January refere-se ao pai de Zakk, que faleceu em um mês de Janeiro. 
          O Black Label Society mais uma vez conseguiu criar um bom disco. É interessante observar a identidade conquistada pelo Black Label Society. As letras normalmente tratam de caos, guerras, confusões, no entanto, nos mais diversos âmbitos, como o amoroso, religioso, ou mesmo extermínio, criando uma atmosfera de fantasia. Enfim, este disco já se tornou um clássico.
NOTA: 9,0

3 comentários:

  1. Cara... quero muito ouvir esse álbum!!!
    Lendo o post me deu ainda mais vontade<<<
    \o/

    ResponderExcluir
  2. ah na boa
    zakk ta mto repetitivo
    a sensação q eu tenho é q acabou a inspiração...
    sinto falta da psicodelia do sonic brew
    e do peso dos primeiros discos...

    ResponderExcluir