quinta-feira, 1 de julho de 2010

O novo e o velho Sepultura


          "Sepultura novo" ou "Sepultura sem Max" são umas das denominações usadas para nomear o rumo do Sepultura tomado depois da saída de Max Cavalera. A polêmica além de girar em torno da saída dos irmãos Cavalera e consequentemente a banda continuar sem eles, há também o fato de a banda ter mudado drasticamente seu som.
          A banda estreou no cenário com um som basicamente Death e Black Metal (em Morbid Visions e Schizophrenia) e mergulhando em um som Thrash Metal ao longo do tempo (em Beneath the Remains, Arise, Chaos A.D., e assim por diante) com uns outros elementos que acabaram dando uma identidade à banda. A banda já havia mudado bastante o estilo de som até aqui para encontrar uma certa identidade, mas ainda sim a banda continuava firme, agradando muitos fãs, e tocando os clássicos em shows.
          Há muitas bandas que demoram a encontrar o que querem, ou simplesmente desejam de fato mudar, ou melhor, evoluir alguns elementos, mas sem perder a postura. Porém, há aquelas que de fato "se perdem" no meio do caminho, exatamente como aconteceu com o Sepultura, e justamente quando ocorreu a saída do Max, (Coincidência, não?) devido à conflitos da banda com sua esposa, Glória. Como se isso não bastasse, o Igor Cavalera vêm a sair da banda posteriormente, levantando a questão se, o Sepultura de fato, deveria continuar sua trajetória.
          No mundo da música, coisas acontecem. Coisas boas e ruins. Quando coisas ruins acontecem, muitas bandas conseguem dar a volta por cima. Outras não. O "Caso Sepultura" torna - se algo muito delicado, pois a banda está produzindo músicas muito diferentes da sua proposta de banda no passado, e saindo de uma fórmula que estava dando certo. Músicos e bandas de todo o mundo e de todos os estilos que antes respeitavam ou mesmo dividiam o palco com a banda, agora levanta questionamentos à respeito da banda de fato seguir por onde está seguindo.
          Apesar de minha preferência recair sobre o Sepultura "antigo", não
discutirei sobre qual fase, álbuns ou músicas os fãs preferem, até porque será mais um motivo para esse assunto perpetuar em direção ao infinito. Mas gostaria levantar tal questionamento: Se a banda está sendo criticada do jeito que está, é porque há algo de errado. Sim, provavelmente aquele fã mais fanático vai dizer que não há nada de errado ... mas cuidado, dizem por aí que f
anatismo também é não ter cabeça aberta para enxergar determinadas coisas que estão à nossa volta.

Então, de que lado você irá ficar ?


Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir