segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Entrevista: Brutal Faith





Polêmico Rock - Horns Fucking Up! Grande prazer em tê-los aqui, uma banda com uma proposta tão fudida! Podemos começar o nosso bate papo, com vocês contando um pouco da história do Brutal Faith.

 Tony Fontão (Brutal Faith) - Well , primeiramente quero agradecer ao Polêmico Rock pelo espaço oferecido ao Brutal Faith para apresentarmos nosso trabalho.
Com relação ao Brutal Faith, a banda foi formada em 1997, sempre com a proposta de um power trio onde seus diferenciais, alem do mix de influências musicais, é que sou batera/lead vocals da banda, e morei alguns anos nos Estados Unidos, onde toquei com uma banda americana de Hard Core/Metal chamada Leeway. Na época fizemos vários shows pelos EUA tocando com bandas de grandes nomes no cenário mundial, tais como Living Color, Suicidal Tendencies, Testament, Carnivore (Type O Negative), Exodus e por aí vai. Aprendi muito tocando fora do Brasil, porém sempre tive vontade de formar um power trio onde pudéssemos explorar mais outras vertentes da música.
Ao retornar ao Brasil, trouxe comigo o nome, e em 97 surgiu o Brutal Faith onde através de um anuncio de jornal conheci o Mauricio Cliff (Sakrah). Após algumas horas de estúdio já sabíamos o que queríamos, e faltava apenas achar um terceiro cara que completasse a proposta do Brutal Faith, e assim foi feito. Conheci nosso guitarrista Guilherme Mello em um bar em São Paulo de nome Manifesto bar e após esse contato não demorou muito tempo para a banda estar fechada e preparada para estrada que viria logo em seguida.

Nossa primeira demo contendo três faixas, tocou muito na maioria das rádios em São Paulo, e em 2000 assinamos com a gravadora Animal Records/Century Midia onde lançamos nosso 1º álbum auto intitulado Brutal Faith. O CD foi muito bem recebido pela mídia, inclusive fomos convidados a participar em um tributo oficial ao Metallica lançado pela gravadora americana Perris Records nos USA, Japão e Europa, nosso vídeo clip da musica “GET UP WAKE UP” rapidamente subiu no topo dos clipes mais solicitados de metal pela MTV com promoção, tickets de show da banda, entre outras coisas.
Após algum tempo por volta de 2001/2002 nosso guitarrista G.Mello por motivos pessoais resolveu se mudar para a Califórnia, e com sua saída a saga de encontrar um substituto a altura não foi nada fácil, mas como diz o ditado do destino “O que tem que ser será”. Em 2012 o Brutal Faith recebeu uma nova proposta de relançamento pelos selos Rock Company/Museu do Disco, e no final deste mesmo ano o CD “BRUTAL FAITH - HELLMASTERED EDITION” foi trabalhado, ganhando uma nova cara nas mixagens/masterizações, e contendo sons inéditos da banda, que com seu lançamento para 2013, a banda pretende entrar na estrada em suporte ao álbum, desta vez em sua nova formação: Tony Fontão Batera/Vocal/Percurssão, Kharl’s Jogro Baixo/Backing Vocals, Marco Tonalezzi Guitar’s.

Polêmico Rock – Interessantíssimo. Uma experiência e tanto! Você teve a oportunidade de conhecer os caras do Testament, Exodus, Suicidal Tedencies, e toda a galera que você tocou junto lá fora? Gostaria de citar algum em especial? Já me falaram que os integrantes do Testament são muito simpáticos.

Tony Fontão - Realmente os caras são gente boa, fizemos alguns shows juntos e nos divertimos muito tocando pelos Estados Unidos.

Polêmico Rock - Vocês tiveram um tempo ocioso de quase dez anos, até o relançamento do disco. O que provocou este hiato?

Tony Fontão - Na verdade o fato de nosso guitarrista G. Mello ter saído do Brutal Faith inesperadamente em conjunto com a falta de comprometimento dos músicos que passaram pela banda, após sua saída, nos desmotivou bastante, mas como dito na pergunta acima “O que tem que ser será” o Brutal Faith esta de volta com carga renovada “Metal Up in the ass man”...

Polêmico Rock - Como a galera esta recebendo a proposta do Brutal Faith?

Tony Fontão - A receptividade por parte da galera que curtiu e curte o BF esta sendo muito forte, além até de nossas expectativas considerando o tempo em que a banda ficou fora do cenário.

Polêmico Rock - Como esta a agenda de vocês?

Tony Fontão - No momento estamos focados 100% no estúdio nos preparando para o evento de lançamento do “HELLMASTERED EDITION”, e em seguida fecharmos algumas datas pelo Brasil, mas isso será por conta de nossa produtora.

Polêmico Rock - Embora o Brutal Faith já tenham divulgado algumas novas canções no relançamento do novo disco, vocês pretendem lançar algum EP ou novo disco?
Tony Fontão -Acredito que após o lançamento do “HELLMASTERED EDITION”, sem dúvida partiremos para o 2º álbum. Até porque já tem muita gente querendo mais Brutal Faith (risos).

Polêmico Rock - Vocês possuem um cover de “Jump in the Fire”, do Metallica. Fale-me um pouco sobre outras bandas que os influenciaram.

Tony Fontão - Quando falo em influencias, cara estamos entrando em um universo tão extenso onde milhares de bandas/músicos influenciaram o Brutal Faith, mas vamos lá acho que consigo em pelo menos alguns nomes concluir o espírito Brutal Faith: Metallica, os gigantes do Led Zeppelin, Motorhead, Pantera, White Zombie e por aí vai.

Polêmico Rock – Eu posso estar enganado, mas eu percebi, de fato, uma influência razoável de White Zombie no som de vocês.

Tony Fontão - Sem dúvida, em especial o 1º álbum do White Zombie, o “Planet Motherfucker”, nos influenciou bastante, e a proposta de pegada misturada ao groove, sempre foi a cara do Brutal Faith.

Polêmico Rock - Vocês já estão na cena por alguns anos. O que vocês acham da cena atualmente, perante ao passado? Que coisas você acha que melhorou ou piorou?

Tony Fontão - Bom, na minha opinião, o cenário do som pesado no Brasil melhorou. Basta vermos a quantidade de shows hoje apresentados em nosso país. Isso contribuiu muito para que as bandas brasileiras se aprimorassem em todos os sentidos musicalmente e profissionalmente, até porque hoje a moçada espera ver de uma banda um show completo: música e palco interagindo na mesma sintonia.
O que ainda precisa melhorar é a forma com que as produtoras de shows enxergam as bandas. Não vejo ainda seriedade e profissionalismo como acontece em outros países do mundo.

Polêmico Rock - Como você havia dito você morou lá fora. Então pode-se concluir, que o profissionalismo perante a música em terras estrangeiras, acontece de forma mais clara?

Tony Fontão - Certamente em termos de organização e profissionalismo.

Polêmico Rock - Como funciona o processo de composição das canções, no quesito instrumental?

Tony Fontão - Quanto a parte instrumental neste 1º trabalho eu já tinha varias ideias para por em pratica, e isso facilitou bastante o processo pois ficou faltando apenas alguns ajustes aqui e ali, no momento da  inclusão das linhas de voz,  baixo e os solos de guitarra de cada música.

Polêmico Rock - E com relação às letras, quem as escreve?

Tony Fontão - As letras são todas de minha autoria.

Polêmico Rock - Você gostaria de mencionar algum caso engraçado ou bizarro que tenha acontecido com a banda durante um show ou um ensaio?

Tony Fontão - Me recordo de um show do Brutal Faith ao ar livre aqui no parque do Ibirapuera onde estávamos tocando no evento da 89FM a Radio Rock de SP. O parque estava lotado cara, e entramos no palco, e logo na primeira música percebi que os bumbos da batera não foram devidamente presos do praticável onde ela estava, e por conta disso eles começaram a se mover para frente. Mesmo informando meus roadies que pouco puderam fazer, tive que  me conter até a ultima música quanto meti o pé pra valer e acabei despencando com a bateria e tudo do praticável. Isso foi louco, pois a galera pensou que era parte do show e ficou alucinada, gritando sem parar (risos).

Polêmico Rock – Deixe uma mensagem para aqueles que estiverem lendo esta entrevista.

Tony Fontão - Moçada quero dizer que o Brutal Faith esta de volta com proposta de sempre, fazer um som pesado de qualidade e respeito a todos nossos fãns, porque o Brasil tem muito potencial, e nada nos difere dos gringos lá fora. O Brutal Faith  é pra vocês, Metal Up in the ass galera hellyeahhhh!
Dêem uma sacada em nossa página no Facebook , lá vocês poderão curtir um preview do CD “HELLMASTERED EDITION”!

Polêmico Rock - Gostaria de agradecer a presença de vocês aqui nas páginas do Polêmico, e é sempre uma grande honra entrevistar uma galera que faz um barulho tão foda quanto o som de vocês. Fico no aguardo de novidades! Horns!

Tony Fontão - Mais uma vez agradeço o Polêmico Rock, estamos  juntos parceiro METAL FOREVER!

3 comentários:

  1. Parabéns a equipe Polemico Rock, e ao entrevistador. Perguntas inteligentes e um super abraço ao Tony, que conheço de longas datas e sempre o admirei como pessoa, como músico e com a banda! gente de responsabilidade e comprometimento. Torço muito por seu sucesso Tony!

    ResponderExcluir
  2. The best way An Audio-video Receiver Fuses With each of your
    Home Movie theater System

    my site tropics

    ResponderExcluir