terça-feira, 22 de maio de 2012

Entrevista: Hugin Munin


Polêmico Rock - Saudações aos bárbaros da baixada santista! É um enorme prazer ter esta horda nas páginas do Polêmico Rock. Para começarmos o nosso bate papo, e para aqueles que ainda não tiveram oportunidade de conhecer as canções do Hugin Munin, por favor, faça um breve histórico da banda.


Surt - Saudações Plínio, e toda galera que acompanha o Polêmico Rock! É uma honra poder compartilhar um pouco da nossa história com vocês. Somos remanescentes da banda de Doom Metal Dark Eden, bem conhecida no underground pelos apreciadores de Doom Metal no final dos anos 90. Tocamos juntos a muito tempo, e sempre fomos apaixonados pelos contos da mitologia nórdica. E em meados de 2007 ficou claro que  deveríamos unir essas duas paixões em um novo projeto; daí surgiu o Hugin Munin. Inicialmente nos chamávamos de Gungnir, mas acabamos mudando por questões de direitos autorais. Nossa primeira música foi "Die For Odin", e assim que ficou pronta, tivemos certeza de que estávamos no caminho certo.


Polêmico Rock - "Ten Thousand Spears To Ten Thousand Gods" é o último lançamento de vocês. Como os fãs reagiram e estão reagindo a este novo trabalho? Se não me engano, houve uma festa de lançamento deste trabalho, correto?


Surt - A reação tem sido excelente, todos estão curtindo muito o novo disco, o que é uma grande satisfação para nós, pois foi um ano e meio de muita dedicação e empenho para conseguir trazer aos fãs este trabalho. Houve sim a festa de lançamento, que foi no Thorhammerfest IV. Para quem não esta familiarizado, o Thorhammerfest é o evento pioneiro deste estilo aqui em São Paulo, e sempre traz atrações de altíssimo nível, inclusive internacionais. Tivemos oportunidade de tocar na primeira edição, e agora estamos de volta, com o lançamento deste novo full-lenght.


Polêmico Rock - Aproveitando o gancho da pergunta anterior, como têm sido o andamento dos shows e eventos da banda?


Surt - Os shows tem sido cada vez mais insanos. É muito gratificante encontrar a galera ao vivo e vê-los cantar, bangear, e curtir nossas músicas. Nosso set conta com com músicas de todos os nossos EP`s, assim como do CD novo, e estamos crescendo graças ao apoio dos guerreiros do Metal nacional. Em breve, esperamos poder representar nossos fãs e nosso país no exterior também.


Polêmico Rock - O "Ten Thousand Spears To ten Thousand Gods" possui uma textura negro-climática, mas ao mesmo tempo passando uma mensagem de honra e glória. Ou seja, exatamente como eu disse na resenha do disco, "há uma elevação do vocal juntamente com uma melodia inspiradora, que mais lembra um guerreiro ressurgindo em meio à um campo de batalha que fora aparentemente abatido." Isso define, em opinião própria, o entrelaçamento dos climas contidos no trabalho. Vocês concordam? Era esta a mensagem que o Hugin Munin gostaria de passar com o álbum?


Surt - Sim, com certeza. Coragem, força, perseverança são elementos constantes em nossas letras e na mensagem da banda como um todo.


Polêmico Rock - Com relação às letras, quais são as inspirações para escrevê-las? Como acontece o processo de composição? Existe algum membro específico da banda para escrevê-las?


Surt - Eu sou o responsável por todas as letras, e são 100% inspiradas na mitologia nórdica. Fala-se também sobre os sentimentos de união que há no Heavy Metal, pois fazemos parte de algo grandioso, mesmo sem apoio da mídia mainstream.


Polêmico Rock - Ainda mencionando sobre este último trabalho, digo que fiquei abismado com o entrelaçamento de alguns elementos contidos nele. Eu havia mencionado que a sonoridade das canções por si só já deduziam a ideia das letras das canções. A título de complemento, a arte gráfica do disco também é maravilhosa, arrematando a proposta do disco. De quem foi a ideia da arte?


Surt - A ideia foi do nosso trio de ferro: Vinícius Fullblast, Niha Cartenã e Natalia Marques. Queríamos algo relacionado com a temática da banda, e, a partir daí, eles criaram todo o conceito da parte gráfica do disco.


Polêmico Rock - Qual a origem da palavra "Hugin Munin" e qual seu significado?


Surt - Na verdade "Hugin Munin" são duas palavras distintas, oriundas da mitologia nórdica; são os nomes dos dois corvos de Odin, o deus maior do panteão nórdico. "Hugin" significa pensamento, e "Munin", memória. Os companheiros alados de Odin tem o papel de voar por todo o mundo, observando tudo que se passa, e trazendo de volta informações e sabedoria.


Polêmico Rock - Com relação à estrutura das músicas, no quesito instrumental, como ocorre o processo de composição das mesmas?


Surt - Todas as composições são de autoria dos guitarristas da banda: Thorgrim e Hjalmar. Eles normalmente gravam uma primeira versão e repassam aos demais membros da banda para que possamos trabalhar em cima. Pretendemos fazer o máximo possível de shows para a divulgação do "Ten Thousand Spears For Ten Thousand Gods", mas provavelmente não vamos demorar para pensar na criação de um novo disco, pois eles nunca descansam, e temos muitos materiais de qualidade disponíveis.


Polêmico Rock - Ainda existem muitas pessoas que dizem sobre o quão complicado é viver de música no Brasil. No entanto, eu vejo um underground cada vez mais aquecido, com o passar dos anos. Portanto, nada melhor do que a experiência de vocês para nos contar como é ser músico neste país, e nos dizer como a galera tem apoiado a cena.


Surt - Podemos observar não somente o aquecimento do atual underground brasileiro, mas como também o atual panorama da economia mundial. Nosso país se firmou no roteiro das grandes turnês internacionais. Podemos ver cada vez mais shows internacionais acontecendo cada vez em mais cidades do Brasil. Isso mostra que temos um grande e fiel público do Rock e do Heavy Metal. Quanto ao apoio, não temos do que reclamar. A galera tem comparecido e apoiado sempre. Nós mesmos, sempre que possível, comparecemos aos eventos do estilo, pois gostamos muito da proximidade com o nosso público, nossos amigos, irmãos, companheiros de batalha e bebedeiras.


Polêmico Rock - Vocês acham que o uso da internet pode vir a influenciar negativamente na carreira de uma banda? Em opinião própria, acredito que seja algo maravilhoso, embora haja efeitos colaterais.


Surt - Acredito que a internet seja algo maravilhoso para as bandas em ascenção, como nós, pois podemos divulgar nosso trabalho ao redor do mundo com muita eficiência, e desfrutar de um meio de comunicação constante entre nós e aqueles que acompanham nosso trabalho. A internet é uma realidade e devemos nos adaptar à ela; trata-se de uma grande ferramenta, se usada corretamente.


Polêmico Rock - Gostaria que vocês deixassem uma mensagem para os fãs do Hugin Munin, e alguns links para contatos e afins.


Surt - Galera, gostaria de agradecer por todo o apoio recebido, vocês sempre foram sensacionais conosco. Recebemos mensagens de diversas cidades do país, e estamos trabalhando para que possamos nos encontrar em breve, no calor da batalha. Para aqueles que ainda não conhecem o nosso som: MySpace Hugin Munin e Facebook Official Hugin Munin. E contato para shows, podem nos enviar uma mensagem para: gustavoviking@hotmail.com ou passolargu@hotmail.com. Longa vida aos guerreiros que nos apoiam! Hail!


Polêmico Rock - Por fim, como havia dito, eu já me tornie um grande fã desta horda de ogros da montanha, chamada de Hugin Munin. Obrigado pela presença de vocês aqui. "We are the warbound!"


Surt - "We are warbound and we`ll fight and die as sons of the south!" Nós que agradecemos Plínio! Um abraço à todos, e força ao Metal Nacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário