segunda-feira, 12 de março de 2012

Entrevista: Evisceration Blast


Polêmico Rock - Horns! Prazer em ter o Evisceration Blast nas páginas do Polêmico Rock! Então Waldomiro, comece falando um pouco de sua história, como surgiu o amor pelo metal extremo, e esta proposta que você batizou de Evisceration Blast.

Waldomiro - O metal extremo faz parte da minha vida desde que comecei a curtir metal. E o Death Metal sempre foi minha maior paixão, o que sempre coloquei em 1º lugar. Tentei levar algumas bandas pra frente. Porém, como todos sabem, não é fácil encontrar gente que esteja numa mesma sintonia em termos do tipo de som que se quer fazer. Eu não tive a oportunidade (ainda), de ter tido uma formação consistente com a proposta musical que sempre quis levar pra frente. Em resumo, o Evisceration Blast é minha visão do tipo de Death Metal que sempre quis fazer. Não acho que já cheguei no som ideal de forma alguma, mas estou na luta, trabalhando pra isso. É natural que com o tempo, a gente vá melhorando musicalmente para atingir uma sonoridade mais concisa e criativa, aliando técnica e musicalidade, e esse é meu objetivo.

Polêmico Rock - O Evisceration Blast tem a proposta básica de um Technical Death Metal. Este foi seu objetivo desde o início do projeto?

Waldomiro - Minha proposta desde sempre foi a de criar um som que fosse brutal, porém com variações rítmicas interessantes. E com um cuidado na bateria que fosse bem elaborado, cheio de detalhes, etc. Ouço bastante bandas de  Death Metal Técnico sim, e obviamente, o estilo tem grande influência sobre mim. Assim como Bandas de Splatter/Gore também. Acima de tudo, o que importa pra mim é apostar sempre na criatividade para tornar o som dinâmico e evitar clichês fáceis dentro da música extrema.

Polêmico Rock - Me fale um pouco de suas influências, bandas que o influenciaram e influenciam no seu trabalho.

Waldomiro - Minhas influências mais evidentes acredito que seja de grandes mestres como o Suffocation, Deicide, Hate Eternal, Deeds Of Flesh, Nile, Cannibal Corpse, Krisiun, Dying Fetus, Malevolent Creation, Necrophagist, Vile, etc. Mas essa lista é muito mais extensa, com certeza.

Polêmico Rock - Essa coisa de ser uma banda de um homem só, porque disso? Talvez seja mais liberdade para compor ao seu modo?

Waldomiro - Com certeza, há essa vantagem de poder compor, executar e gravar tudo da forma que se quer. Essa foi uma experiência muito interessante e satisfatória nesse sentido.  

Polêmico Rock - Com relação a arte do EP, foi você também que a fez? Há uma mensagem específica com que você quisesse passar à pessoa que se deparasse com seu trabalho?

Waldomiro - Sim, toda a parte gráfica também é de minha autoria. O conceito da capa de “Ignominious Human Putrescence” é que a humanidade cria e perpetua o caos para todos os lados. Um dos temas que mais me intrigam é justamente essa característica autodestrutiva do ser humano, por isso, quis deixar já na capa uma representação disso. A faixa título é a que aborda mais especificamente esse tema.

Polêmico Rock - Como acontece o processo de composição das suas músicas? Há algum processo específico, ou a idéia simplesmente surge? Com relação às letras, qual o processo de composição para escrevê-las? O que lhe influencia no modo de escrevê-las, e qual mensagem você pretende passar com elas?

Waldomiro - Começo tudo sempre na guitarra. É a partir dos riffs que vou criando que vejo tudo tomando forma. Durante essa parte do processo, já vou determinando como vai ser o andamento da batera, as linhas principais. As viradas e detalhes acrescento só na hora de gravar mesmo. Por fim, escrevo e encaixo as letras da melhor forma possível para que funcione dentro de uma determinada métrica e contexto. Quanto às letras, só as crio mesmo depois que a parte instrumental estiver gravada. Gosto de deixar o vocal muito bem encaixado, por isso, acho melhor dessa forma. Curto muito o lance de pensar bem a melhor forma de colocar as palavras e frases no som. Criar as letras e raciocinar sobre um tema para escrever, é algo que me satisfaz muito também. No conteúdo lírico, gosto de evidenciar a parte mais extrema e grotesca da humanidade.

Polêmico Rock - Como tem sido a aceitação deste seu trabalho até então?

Waldomiro - Tenho tido o melhor feedback possível do underground. Ouço elogios de muita gente, dentro e fora do país, coisa que é muito gratificante. Este é meu 1º lançamento e as pessoas tem falado muito bem dele. Quero agradecer a cada um que tem me apoiado nessa minha empreitada.

Polêmico Rock - Podemos esperar mais composições novas em breve, ou até mesmo o lançamento de um EP/full em um futuro próximo?

Waldomiro - Sim, com certeza. Já estou trabalhando nas composições que integrarão o próximo material do Evisceration Blast. Devo estar entrando em estúdio em breve para o início das gravações. Se tudo der certo como previsto, até o final deste ano já devo estar lançando o sucessor de “Ignominious Human Putrescence”. Só não sei ainda se será mais uma demo ou um EP. 

Polêmico Rock - Como tem sido o agendamento dos shows? Em caso de shows ao vivo como você faz com relação aos outros instrumentos? Joga tudo em um i-pod, por exemplo, ou convida outros músicos?

Waldomiro - Penso sim em montar um line-up para shows, mas por enquanto não tenho nada definido. No momento, quero manter o lance como um projeto solo mesmo. Talvez no futuro, quando eu tiver mais músicas que formem um set list legal, o Evisceration Blast vire uma banda mesmo. Mas não penso em nada nesse sentido em breve.

Polêmico Rock – Deixe uma mensagem para aqueles que curtem o som do Evisceration Blast, ou para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de escutar. Fique à vontade para deixar links, contato para shows, etc.

Waldomiro - Mais uma vez, agradeço a todos que apoiam o Evisceration Blast, quem comprou o material, quem divulga, enfim, quem dá um suporte de alguma forma. Muito obrigado. Quem, ainda não conhece e se interessou, deixo aqui os contatos para adquirir uma cópia:


Valeu!

Polêmico Rock - Obrigado pela sua presença aqui, e fique à vontade para retornar, a casa é sempre sua!

Waldomiro - Eu que lhe agradeço o apoio, amigo! Muito sucesso com o Polêmico Rock. Grande abraço!

Um comentário:

  1. Ficou do caralho essa demo, as bases riffs o vocal, o que me agradou muito também foi a bateria. Tem umas bandas que a deixam muito repetitiva e isso é um pouco chato de se escutar mas no Evisceration Blast a batera esta bem encaixada e elaborada admirei bastante isso. As bases e riffs bem e criativa e muito confortantes de se escutar.

    ResponderExcluir