sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Entrevista: Against Tolerance


O Polêmico Rock conduziu uma entrevista com a tão promissora banda de Metal Core, Against Tolerance. Confira a entrevista abaixo, onde a banda menciona os futuros planos, e a repercussão do disco "Undefined" em âmbito nacional e internacional.

Polêmico Rock - Horns! Um enorme prazer poder estar entrevistando uma banda tão promissora quanto o Against Tolerance. Para começar nossa entrevista, por favor, comece falando um pouco da história da banda e da proposta do som de vocês.

Against TolerancePrimeiramente obrigado pelas palavras! Bom, a banda começou em 2008 com a intenção de fazer um som bem diferente e experimental. Junto com letras que abordassem o contexto sócio-político atual. Começamos a tocar todos juntos em 2009, e essa é a formação que ficou consolidada. Todos nós já tivemos bandas no passado, e isso contribuiu bastante para o surgimento do Against Tolerance.

Polêmico Rock - O som de vocês beira algo experimental, com diversas influências no Rock. Por algum motivo e elementos contidos no som de vocês me lembra um pouco o bom e velho Ultraspank. Mas enfim, gostaria que vocês me dissessem quais bandas e elementos influenciaram o som de vocês.

Against ToleranceSão diversas, desde Metallica, Slayer, Led Zeppelin, Miles Davis, Killswitch Engage, As I Lay Dying, música clássica, Tom Jobim, entre muitos outros, mas cada um tem sua preferência. Por exemplo, o Hugo (baixista), gosta muito de Radiohead. O Stefano Manzano (guitarrista) gosta bastante de classic rock, o Vitor Curi, outro guitarrista gosta muito de hardcore. De uma maneira ou de outra, isso acaba contribuindo bastante para o som que fazemos.

Polêmico Rock - Podemos relacionar essas diversas influências no som da banda com o nome “Undefined”, título do disco?

Against ToleranceCom certeza, esse foi nosso principal objetivo, pois sempre quisermos fazer um som pesado, metal, e misturar com várias influências. Da mesma maneira que fazemos com as letras, queremos que as pessoas parem, escutem, questionem e definam o nosso som.

Polêmico Rock - Como tem sido a repercussão do disco "Undefined"?

Against ToleranceTêm sido muito boa, no Brasil e fora. Estamos trabalhando bastante na divulgação do álbum, inclusive fora do Brasil. Algumas músicas do CD estão rolando em rádios online do exterior. Além disso, recebemos feedbacks e reviews positivos de pessoas e sites de várias nacionalidades.

Polêmico Rock - Ainda se tratando do disco “Undefined”, acredito que a arte do disco tenha sido bem fiel ao título. De quem foi a idéia de arte da capa?

Against Tolerance Bom, deixamos a arte a cardo do Gustavo Sazes, que é um artista de primeira linha. Ele entendeu na hora o jogo da banda com o nome do disco e criou essa capa.

Polêmico Rock - Com relação as letras, pelo que eu entendi, seja ela de uma forma mais poética ou direta, ou seja de cunho político ou não, trata-se basicamente de críticas, correto? Crítica à sociedade, enfim. Me explique se estou certo ou errado, e me fale um pouco da mensagem que vocês esperam passar com elas.

Against ToleranceEntão, são críticas em um sentido amplo. Deixe-me explicar melhor. As letras têm o objetivo de fazer com que as pessoas tentem interpretar o que está sendo dito, e tentem pensar criticamente a respeito da realidade. Uma letra comum, por exemplo, diria: “o sistema é corrupto, milhares são atingidos, miseráveis por toda parte, etc”. Isso é senso comum e todo mundo sabe. Não vai mudar nada a compreensão da realidade das pessoas. Agora, uma letra que não diga isso diretamente pode fazer com que aquele que está ouvindo e entendendo a letra se pergunte: “o que é que ele está dizendo? A respeito do que?”. Isso talvez possa direcionar a pessoa a estudar e compreender o que se passa. Por isso também, mantemos um blog no tumblr, que fala explicitamente sobre muitas questões atuais.

Polêmico Rock - Como tem sido a aceitação do som de vocês?

Against ToleranceMuito boa, temos crescido bastante. O que podemos verificar também e que estamos conhecendo mais o nosso som mesmo, que é a parte mais importante agora. Uma constante evolução.

Polêmico Rock - Como se encontra o andamento dos shows? Como tem sido a receptividade do público perante à proposta e o som de vocês? 

Against ToleranceEstá indo muito bem. Trabalhamos em parceria com algumas produtoras em São Paulo, que abrem as portas para as bandas e fortalecem muito a cena. Temos um show dia 22/01 em Santo André, no Central Rock Bar; e já estamos negociando datas para fevereiro em São Paulo, capital.

Polêmico Rock - Vocês já fizeram um vídeo clipe – muito bem produzido por sinal – da música “The Desert Of The Real”. Me fale um pouco sobre a produção do clipe, e a mensagem da banda contida no vídeo.

Against ToleranceA mensagem é um pouco complexa para eu pôr em poucas palavras. O clipe em si tem diversos personagens, e cada um deles tem um significado específico, ou um objetivo específico no que diz respeito à reflexão da pessoa que está vendo o clipe. Mantemos no blog alguns textos explicativos, incitando o debate e o questionamento. Quanto à produção, ficou a cargo da Black Lab produções e direção do Pedro Andrade. Nós gravamos em um dia em duas praças da Vila Madalena, e foi um processo bem intenso, mas divertido também.

Polêmico Rock - Algo que eu também gostei no som de vocês foram os riffs de guitarra. Riffs bem elaborado e bem cativantes. Quem é responsável pela criação das canções no âmbito musical? Como acontece este processo de composição? Ou cada um contribui de alguma forma?

Against Tolerance Todos contribuímos de alguma forma. Geralmente alguém apresenta uma idéia e parte-se daí. Partimos de um riff, uma linha de baixo ou um groove da bateria. Justamente pelas diversas influências que temos, gostamos de construir as músicas em conjunto pois elas inevitavelmente acabam seguindo um caminho diferente.

Polêmico Rock - No âmbito das letras, como acontece este processo de composição?

Against Tolerance - Nas letras, eu (Décio) sou o responsável. Todas as letras são de minha composição.

Polêmico Rock - Como surgiu a idéia de colocar o nome da banda de “Against Tolerance”? Esta relacionado a alguma espécie de crítica?

Against ToleranceTanto por razões ideológicas quanto legais. Chamávamos "Undefined" até um ano atrás, quando percebemos que registrar a banda com esse nome geraria muita dor de cabeça, pois já existia uma banda com esse nome. Nesse momento, voltamos a questionar nossa proposta, e o que realmente direcionava o nosso som. Daí o nome Against Tolerance. Gostaria de convidar os leitores para assistir dois vídeos onde falamos exatamente sobre isso, o primeiro vídeo em inglês e o segundo vídeo em português, para o estúdio Showlivre.

Polêmico Rock - Quais são os planos para 2012?

Against Tolerance - Shows, shows e mais shows. Agora é o momento que temos que trabalhar para divulgar o nosso CD e alcançar o maior número de pessoas possível. Pretendemos também lançar os próximos videoclipes e temos uma surpresa para a galera que curte o nosso som. Bastante inusitada...

Polêmico Rock - Vocês já pensaram em fazer alguns shows fora do Brasil?
Com certeza, isso é um dos planos para um futuro próximo. Tivemos grande aceitação do nosso som e isso é um dos nossos objetivos.

Polêmico Rock - Mudando um pouco de assunto, como vocês vêem o underground brasileiro hoje?

Against ToleranceOlha, a cena do estilo (metalcore) vem crescendo muito. Muitas bandas surgiram e os shows estão ficando cada vez mais cheios. Isso é resultado do trabalho das bandas que dependem cada vez menos de terceiros para fazer um bom trabalho (graças à era do “faça você mesmo”), dos produtores / organizadores que trabalham seriamente pela música, e pelas pessoas que apóiam as bandas que gostam indo aos shows e comprando merchan e CDs. Essa é a visão que temos de São Paulo pelo menos.

Polêmico Rock - A internet, embora seja uma importante ferramenta de divulgação, essa pode possuir ainda alguns efeitos colaterais. Isso acaba sendo quase que meramente opinativo. Dentro do contexto do Against Tolerance, vocês acham que a internet veio a facilitar a divulgação das músicas de vocês, ou vocês acham que esta ferramenta ainda pode representar uma pedra no sapato para os músicos.

Against ToleranceÉ uma manga na luva, ... é assim a expressão? (risos). (Polêmico Rock: Aqui no Rio falamos "uma mão na roda", o que significa o mesmo). Ou seja, facilita muito e é indispensável para qualquer banda ou artista que queira entrar no meio musical. Hoje as pessoas vêem a banda na Internet e buscam os shows, ou acabam vendo um show da banda e buscam os links na Internet. É um trabalho complementar aos shows, e traz um resultado muito bom.

Polêmico Rock - Por favor, deixe alguma mensagem para os fãs do Against Tolerance, e se quiserem também, contato para shows, MySpace, etc. O espaço é de vocês;

Against Tolerance - Gostaria de agradecer o espaço, ao Polêmico Rock e a todos os nossos fãs. Quem quiser conhecer nosso som, é só ir no www.againsttolerance.com para escutar o CD na íntegra e baixar algumas músicas gratuitamente. Lembrando que o nosso CD é distribuído pela Lasercompany em território nacional, então quem quiser nos apoiar, é só entrar no site deles. Contato para shows: against.tolerance@gmail.com. Obrigado!

Polêmico Rock - Agradeço a presença de vocês aqui, e espero que o som de vocês possa ter uma receptividade cada vez maior. Eu realmente acredito no som, na proposta e no sucesso de vocês. Horns Up!

Nenhum comentário:

Postar um comentário