sábado, 14 de janeiro de 2012

Entrevista: Lothlöryen


O Polêmico Rock conversou com Leko Soares do Lothlöryen. Confiram a entrevista logo abaixo.

Polêmico Rock - Horns Up! É um grande prazer ter o Lothlöryen por essas páginas. Então, conte um pouco da história de vocês até o presente momento, para nos situarmos.

Leko Soares - O Lothlöryen surgiu em 2002 na cidade de Machado, MG. Logo em 2003 lançamos nossa primeira demo, "Thousand Ways to the Same Land". De lá pra cá foram mais dois álbuns de estúdio lançados ("...of Bards and Madmen" de 2005 e "Some Ways Back no More" de 2008) e acabamos de finalizar a gravação do novo trabalho que sairá ainda no primeiro trimestre de 2012 e se chama "Raving Souls Society".

Polêmico Rock - O som de vocês é engajado em um Metal Melódico, basicamente. Eu abri o MySpace de vocês e já logo dei de cara com uma música chamada “Hobbit`s Song”. Portanto, comente um pouco sobre suas influências musicais, e sobre as bandas que os influenciaram no trabalho de hoje.

Leko SoaresNa verdade, nossas influências vão bem além do Metal Melódico. Somos rotulados na cena como Folk Metal e na verdade eu acho que o Lothlöryen fica em um meio termo entre o Folk e o Power Metal. Nossas influências são diversas e em cada CD tentamos adicionar novas sonoridades ao som da banda. Posso dizer sem medo de errar que no novo álbum do Lothlöryen se encontrará referências desde à bandas mais pesadas como In Flames, Children of Bodom, Soilwork, até bandas mais Hard Rock como Gothard e Skid Row. Na verdade, cada música é uma viagem e tentamos fazer o som que curtimos, priorizando somente a essência do Lothlöryen pra cada música composta.

Polêmico Rock - No âmbito das letras, comente um pouco sobre suas influências, e de onde vocês tiram as idéias para escrevê-las. Afinal, como mencionei anteriormente a faixa “Hobbit`s Song”, e canções como “My Mind in Mordor”, posso partir do pressuposto que há uma influência de Tolkien por aí, ou pode ser um caso isolado.

Leko Soares Muita gente tem uma ideia totalmente equivocada sobre a parte lírica do Lothlöryen. Nos limitam ao tema Tolkien pelo fato de várias músicas nossas terem citações aos personagens criados pelo escritor. Porém, o que o pessoal não saca muito é que por trás dessas citações existem sempre outros tipos de mensagens, como na música "My mind in Mordor" por exemplo, em que Mordor é uma metáfora para um estado de pertubação mental. O personagem da música está claramente perturbado e infelizmente são poucos os que sacam o conteúdo por trás das metáforas. Enfim, por conta disso, tentamos dessa vez falar do tema loucura de maneira mais direta e incisiva e fugimos das citações “tolkianas”.

Polêmico Rock - Aproveitando o ensejo da pergunta anterior, como acontece o processo de composição das letras? Algum integrante em específico é responsável por escrevê-las, ou cada um contribui de alguma forma?

Leko SoaresAté o CD anterior eu fui o responsável pelas letras. No novo álbum, porém, as letras foram escritas em conjunto  pelo vocalista Daniel Felipe e eu, o que acabou acrescentando uma diversidade de ideais maiores e mais elaboradas do que nos trampos anteriores.

Polêmico Rock - No quesito instrumental, como acontece o processo de composição? Todos contribuem de alguma forma, ou alguém em específico tem a maior parte das idéias? Ou tudo acontece de forma natural nos ensaios?

Leko SoaresGeralmente eu gravo uma pré produção com as ideias pra galera. A parte instrumental desde o início da banda ficou por minha conta. A galera da banda, é óbvio, sempre contribui bastante na parte de arranjos etc. No álbum novo, porém,  tem uma música feita pelo Tim Alan (guitarrista) e outra feita em parceria pelo Leo Godde (tecladista) e eu.

Polêmico Rock - O que significa o nome “Lothlöryen”?

Leko Soares Lothlórien (a grafia correta) é a floresta dos Elfos relatada no Livro “O Senhor dos Anéis”. Lá é onde o tempo corre paralelo ao mundo real. É quase que uma dimensão à parte e essa ideia é exatamente o que agente quer passar nos nossos shows e nas nossas músicas.

Polêmico Rock - Vocês já possuem dois fulls-lenghts e dois singles, sem contar a demo do começo da carreira, e obviamente o profissionalismo, que não pode deixar de ser notado: boas músicas, boa produção, etc. Ou seja, uma carreira já bem encaminhada. Como tem sido a aceitação do público de uma forma geral, com relação a proposta de vocês?

Leko SoaresA aceitação é a melhor possível. A galera que nos segue acho que é muito mente aberta, porque o Lothlöryen tá sempre mudando de um CD para outro e o público que curte nosso som tem aumentado a cada dia. É lógico que existem os fãs que torcem o nariz quando mudamos demais. Mas essa é a nossa filosofia. Cada álbum tem que ser uma história diferente e portanto, tem que ter uma sonoridade, uma cara diferente. O que mantemos é a essência da banda que afinal, é o que nos diferencia  das outras bandas.

Polêmico Rock - Pude observar a bela arte contida na capa dos discos de vocês. Gostaria de parabenizá-los primeiramente. De quem são as idéias?

Leko SoaresGeralmente eu troco ideia com os desenhistas e passo o conceito geral da capa, envio as letras.  Aí eles vão criando e vamos adicionando os elementos que faltam. A capa do "Raving Souls Society" foi a mais trabalhosa, mas pra mim, ela é maravilhosa.

Polêmico Rock - Vocês chegaram a mencionar uma vez sobre uma turnê fora do país. Ela de fato aconteceu, ou vai acontecer? Me fale um pouco sobre esta grande oportunidade.

Leko SoaresVai acontecer. Deveríamos ir agora em fevereiro. Porém, o grande problema foi que não tínhamos material novo para divulgar na gringa, já que não terminamos o CD a tempo da prensagem e aí a tour não teria um propósito de acontecer. Conversamos com a nossa agência e decidimos esperar o cd novo sair para remarcarmos as datas. Provavelmente iremos no segundo semestre de 2012.

Polêmico Rock - Que equipamentos vocês usam? Gosto de perguntar isso, porque se tratando de uma banda que possui uma estrutura instrumental de respeito, os leitores/fãns que são músicos acabam se interessando por esta questão.

Leko SoaresVou falar do básico que eu me lembro agora: Usamos guitarras Jackson Ultra, Washburn N 4, Fender Stratocaster (depende das músicas), Gibson Les Paul Gothic Series e somos endorses da marca Norvino que é de um luthier muito bom aqui da região. O outro guitarra tem mais algumas guitarras com ele que usa vez ou outra. O baixista tem um Wood, um Yamaha. Tecladista usa um Mac para controlador de efeitos, um Korg, o batera tem uma Pearl e por aí vai. Difícil lembrar tudo de cabeça. Multi efeitos usamos o  POD da Line 6 e eu gosto de usar um Gt-2 da Samsamp para a distorção.

Polêmico Rock - Sabemos que a internet, apesar de ser uma pedra no sapato para grandes bandas, ela acaba sendo uma ferramenta muito útil de divulgação para bandas do underground. Para o Lothlöryen, a internet ainda é um meio de comunicação eficaz, ou apresenta efeitos colaterais sobre vocês?

Leko SoaresÉ a luz no fim do túnel pras bandas independentes. Eu quero mais é que a galera ouça nosso som. Comprando o CD ou baixando na net. A única coisa que é ruim pra caramba é que tem um pessoal que não se importa com qualidade. Baixa o CD em 128, 192 kbps e depois ainda quer reclamar da produção. E ainda escutam os CDs só na caixinha do computador. Isso é foda. Se vai baixar, pelo menos procure a versão do cd que tenha uma melhor qualidade para poder sacar o trampo de verdade. E de preferência, ouçam os CDs em um som decente, (risos).

Polêmico Rock - Vocês estão, aparentemente desde 2003 na estrada, ou mesmo antes disso, já que a primeira demo data 2003. Portanto, o Lothlöryen possui experiência suficiente e longos anos de estrada. Comente um pouco sobre como é ser músico no Brasil, e as dificuldades a serem encontradas.

Leko SoaresCara, ser músico no Brasil deve ser foda. Mas ser músico de metal é muito mais foda ainda, (risos). O cenário Underground ainda é muito amador em termos de shows e outras coisinhas mais. As bandas nacionais no geral, são boas demais. Tem muita banda foda no Brasil. Nem preciso ficar citando, mas acho que os produtores no geral, estão se fodendo para qualidade das bandas. Querem ganhar dinheiro e por isso tem tanta gente fazendo noites e mais noites regadas de bandas covers geralmente muito abaixo da crítica enquanto as bandas autorais imploram por uma chance de mostrar o seu som em um lugar decente. Sem falar nas aberturas de shows dos gringos, né. Os organizadores cobram uma grana alta pras bandas subirem e tocar meia hora num som mal regulado, palco reduzido e todo esse tipo de merda.  Falando especificamente do Lothlöryen, a gente tem conseguido pelo menos tocar em alguns eventos legais, embora sempre pintam umas surpresas desagradáveis aqui e ali. Mas no geral, a ideia é trocar a quantidade de shows pela qualidade dos shows. Só assim qualquer banda terá longevidade por aqui.

Polêmico Rock - Deixe alguma mensagem para os fãs do Lothlöryen, contato para shows, etc.

Leko SoaresPrimeiro agradeço ao Polêmico Rock pelo espaço cedido. Agente vive é justamente dessa mídia independente e cujo o único interesse é divulgar e melhorar o Metal nacional.  À galera que nos acompanha fica o agradecimento de sempre. Sem os fãs, a banda já tinha acabado faz muito tempo e com certeza 2012 será o ano do Lothlöryen. Contatos da banda: 

FOLK  YOU !!!

Polêmico Rock - Agradeço muito à vocês por esta oportunidade, e saiba que é um prazer enorme tê-los aqui, sempre. A casa é de vocês, e fiquem à vontade para retornar quando quiserem. Horns! 

2 comentários:

  1. Boa Leko, 2012 vai ser o canal :D sempre torci e escutei vocês, desde guarapuava-pr, agora em joinville-sc, sucesso! Folk you too!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí ... Eu sou muito fã, a banda é uma influencia pra mim ... Leko meu amigo, o torço muito pra que tud de certo pra eles os caras são ferasss !! Waleu !!


    Brunelly ...

    ResponderExcluir