domingo, 29 de janeiro de 2012

Entrevista: Clawn


O Polêmico Rock conversou com a Clawn, espedificamente com o guitarrista e vocalista Fábio Regina, sobre o atual momento da banda, processo de composição, e demais assuntos. Confira o bate papo logo abaixo.

Polêmico Rock - Fala galera insana da Clawn! Gostaria de dizer que vocês são muito bem vindos nas páginas do Polêmico Rock. Para começar nossa conversa, vocês podem falar resumidamente um pouco da história de vocês, e como a banda se encontra atualmente.

Fábio - Salve Plínio e leitores do Polêmico Rock! Vamos dar início à nossa conversa!
Cara, a Clawn começou as atividades em abril de 1998, como um quinteto. Em questão de um ano a gente já tinha um set list com muitos sons próprios e em 1999 já gravamos a nossa primeira Demo Tape - “Restrict Your Space”. Algumas mudanças de formação aconteceram e em dezembro deste mesmo ano entramos em estúdio novamente para a gravação de um novo material promocional – a Demo Tape “Second Warning”. A essa altura, a Melissa já fazia parte da banda e a nossa sonoridade teve uma evolução considerável.

Mais uma vez temos o line -up modificado e em meados do ano 2000 nos estabilizamos como um trio, contanto com Rodolfo Carrega (B/V), Melissa Maitan (B), além de mim nas guitarras e vocais. A essa altura o nosso som estava bem mais estruturado e eu me tornava o único membro da formação original. Vários shows aconteceram e os anos de 2002 e 2004 foram marcados pelo lançamento de dois Eps - “Slavery Mental State” e “Final State Of Depression”, respectivamente - que abriram espaço para o lançamento do nosso Debut CD “Deathless Beauty Of The Silence”, que aconteceria dois anos após, em 2006.

Os compromissos com a banda tornavam-se cada dia mais sérios e os shows mais constantes, ao ponto de Melissa precisar deixar a banda em meados de 2007 para prosseguir com projetos pessoais. Seu lugar foi ocupado por Rafael Graziani que rapidamente deixou a banda alegando os mesmos motivos. Essa sucessiva mudança de formação e falta de um baterista para o posto, fez com que os ânimos esfriassem, ao ponto de acharmos por bem encerrar as atividades no início de 2009. Foi aí que apareceu o Pedro Corrêa. O cara foi aluno de Melissa e assimilou perfeitamente a proposta da banda, abraçando-a como uma de suas prioridades de vida! Desde então estamos de volta à ativa! Bom, o resto da história todos sabem e está sendo escrita a cada dia!

Polêmico Rock - Vocês executam um Death Metal clássico, tombado ao Brutal Death Metal. Este foi sempre o objetivo da banda? Executar um porradeiro sem delongas?

Fábio - Desde o início, sempre tivemos o objetivo de fazer algo realmente pesado e rápido. Mas com o passar dos anos e com as sucessivas mudanças em nossa formação, o som foi se moldando e ficando cada dia mais extremo. Hoje posso dizer que chegamos a um patamar altamente satisfatório! Vejo que as nossas músicas estão cada dia mais completas e harmônicas, porém simples e diretas; sem nunca perder a brutalidade que sempre foi característica preponderante na Clawn!

Polêmico Rock - Aproveitando a questão acima, comente um pouco sobre as influências da Clawn, ou seja, bandas e elementos que os influenciaram.

Fábio - A nossa escola musical é muito ampla, cara! Ouvimos de tudo dentro do Heavy Metal, além do bom e velho Rock'n Roll e suas variações! Na Clawn, a gente traz esse variado gosto musical às composições, tentando fazer com que a nossa pegada seja mais diversificada e, porque não, diferenciada! Mas quando compomos, nos firmamos em referências extremas do metal, voltando o processo criativo ao Death Metal, em suas diferentes vertentes, com fortes influências de Grind Core e Black Metal.

Polêmico Rock - Vocês lançaram recentemente o “The Great Excuse To Domination”, o qual parece estar recebendo boas críticas. Nos fale um pouco sobre este disco, e como esta sendo sua repercussão.

Fábio - O processo de criação do álbum aconteceu quase que totalmente após o nosso retorno às atividades, ou seja, com um novo integrante e várias outras novas influências e referências musicais! Deixamos a musicalidade individual fluir naturalmente, sem conceitos ou idéias pré estabelecidas. A repercussão do trabalho, até agora, tem sido surpreendente! As críticas são altamente favoráveis, com ótimas resenhas e comentários! Esperamos que dessa forma o nome da banda se eleve ainda mais dentro do cenário underground! Estamos trabalhando para isso!

Polêmico Rock - Ainda se tratando deste último álbum, com relação a arte, me corrijam se eu estiver errado: a capa trata-se de um cenário pós-apocalíptico, e uma figura, embora com aspecto maligno, que pode ser associado a uma figura religiosa, com uma aura em torno da cabeça e das mãos. De quem foi a idéia desta arte? Podemos interpretar a arte como uma crítica a atual sociedade?

Fábio - O conceito da arte foi feito por nós mesmos e passado para o ilustrador, tendo em vista o título do CD e a temática das letras. O designer captou perfeitamente a idéia que queríamos, usando elementos chave, de grande importância para alcançar o resultado desejado. Tentamos passar através dela, de uma forma bem direta, aspectos dominantes geradores de conflito na sociedade moderna como religião, guerra e política, bem como as suas interligações e conseqüências na história da humanidade.

Polêmico Rock - Em algumas de nossas conversas, eu mencionei sobre o seu vocal doentio, e acredito que este seja um dos grandes diferenciais da banda. Como surgiu a idéia de entrelaçar este vocal com o gutural? Ou foi simplesmente espontâneo?

Fábio - Esse revezamento nos vocais surgiu logo após a banda ter se estabilizado como um trio. Queríamos ter um elemento novo na banda, sem a necessidade de agregar mais um integrante; foi aí que surgiu a idéia! Sinceramente, acho que esse fator traz uma característica bem própria a banda, além de nos possibilitar flertar com outras vertentes extremas do metal. Já se tornou uma marca da Clawn, que sempre é explorada em nossas composições.

Polêmico Rock - A banda já possui um clipe para a canção “Religious Plague”, o qual foi produzido pelo nosso amigo Christiano (Som Extremo). Comente um pouco sobre como surgiu a idéia de fazer este vídeo. Aproveitando o ensejo, me expliquem também sobre uma voz no ínicio do clipe, aos gritos, que em minha opinião, faz jus a característica insana da Clawn.

Fábio - O video surgiu naturalmente, como um novo meio de divulgação de nosso trabalho e do CD que estava por vir. Ao fazer contato com o Christiano, o cara abraçou a causa de imediato e começamos a elaborar um pequeno roteiro; simples, porém implacável! O resultado foi sensacional, provando ser possível fazer produções com baixo orçamento e muita qualidade, bastando ter boas idéias em mente e força de vontade! Aquela introdução foi retirada do filme “Carrie – A estranha!". O diálogo, apesar de pouco compreensivo devido à intensidade da conversa, traz um conteúdo bastante forte e condizente à temática da letra em questão! Isso, sem dizer que essa introdução deu uma cara bem mais insana à faixa!

Polêmico Rock - As letras de vocês tratam basicamente de críticas ferozes à religião, ou pelo menos é o que eu pude perceber através do nome das canções. Como acontece o processo de composição das letras? Alguém é específico pela composição das mesmas, ou todos os integrantes contribuem com algum elemento?

Fábio - As nossas letras abordam temas relacionados à anti religião, anti humanismo e misantropia, sendo que os temas são de minha autoria com algumas colaborações do baterista Pedro. Sua habilidade neste quesito pode ser notada na letra da música “Sinner”, presente no novo álbum. 

Polêmico Rock - Como acontece o processo de composição no quesito instrumental? Tudo acontece de uma forma natural nos ensaios, ou alguém já chega com uma idéia pronta?

Fábio - Já a parte instrumental segue um outro caminho. Geralmente um de nós chega ao ensaio com o ‘esqueleto’ da música; desenvolvemos os riffs com o consentimento de todos. Posterior a isso, é encaixada as linhas de vocal, com suas divisões e dobras. Muitas vezes fazemos experimentos ao vivo para ver como a música funciona neste formato e fazemos os últimos ajustes antes de finalizar a faixa em definitivo.  

Polêmico Rock - Como tem sido o andamento dos shows de vocês? Vocês já possuem bastantes shows marcados? E como têm sido a aceitação do público?

Fábio - A nossa agenda é fechada mês a mês, de acordo com a possibilidade de todos. Temos algumas datas importantes já confirmadas, tendo alguns shows já agendados até o mês de agosto.

Polêmico Rock - Vocês já conseguem vislumbrar alguma oportunidade de turnê lá fora?

Fábio - Uma tour internacional já era pra ter acontecido, cara! Mais precisamente, em março de 2009, divulgando o Debut CD. Mas infelizmente esse foi um dos grandes compromissos não realizados pela banda por conta de um line-up não estável. Mas oportunidades sempre aparecem e uma excursão por outras terras nunca será descartada! Estamos sempre em planejamento e muito em breve algo dessa natureza deverá se concretizar!

Polêmico Rock - Pesquisando um pouco sobre a banda, embora vocês estejam com uma carreira sólida atualmente, a Clawn já deu uma pausa devido aos desgastes naturais de se ter uma banda. Aproveitando esta questão, nos fale um pouco de como é viver da música pesada aqui no Brasil.

Fábio - Cara, acredito que esse é um cenário muito particular, sendo que cada um tem uma visão bem pessoal sobre o assunto. Mas vejo que, apesar de algumas particularidades, é um meio onde nada é fácil para ninguém! Exige muita dedicação e determinação! Mas não tenho dúvida de que o reconhecimento chega para todos que trabalham dentro de seus ideais e princípios! É apenas uma questão de tempo!

Polêmico Rock - O que significa o termo “Clawn”? Algum jogo de palavras? Como surgiu a idéia desse termo para o nome da banda?

Fábio - O nome da banda, com essa grafia, não tem significado algum; até mesmo para tentar evitar o surgimento de bandas homônimas. Quando pensamos em um nome, tínhamos em mente algo que fosse simples, de fácil assimilação e que resultasse em uma logo bem legível, apesar de estilizado. Após algumas conversas, chegamos a este nome, que hoje em dia vejo ser bem aceito.

Polêmico Rock - Vocês foram destaque na Roadie Crew, um dos veículos de comunicação mais importantes aqui no Brasil, e espero que isso seja apenas o começo. Qual a sensação de ver vocês mesmos tendo uma repercussão em grande escala? Posso supor que este fato dê um “gás” para a banda continuar em frente fortemente, certo?

Fábio - O reconhecimento de um trabalho é algo que não tem preço! Isso com certeza nos dá um nível mais elevado de motivação e de responsabilidade, uma vez que temos que trabalhar cada dia mais para manter e superar o patamar antes alcançado. É uma coisa muito gratificante e motivante!

Polêmico Rock - Algo que eu gosto sempre de abordar em minhas entrevistas é sobre a questão de downloads dos arquivos digitais. Vocês acham que a internet é definitivamente um meio de divulgação em massa, ou que ela pode oferecer algum efeito colateral na carreira das bandas?

Fábio - A internet é uma realidade! Está aí e cada vez mais pessoas tem acesso a ela. Acredito que todos têm o direito de ter acesso a informações, de grande abrangência e com alto dinamismo. Em minha visão, a questão de downloads de arquivos digitais é irreversível e as bandas devem saber utilizar essa ferramenta com o objetivo de expandir ainda mais os seus contatos e divulgar o seu trabalho. O público tem a oportunidade de conhecer diversas bandas e ter a certeza de que o material é de qualidade, não correndo o risco de comprar algo 'no escuro'! O problema é quando o cenário se restringe apenas ao campo virtual, reduzindo o investimento dos selos em lançamentos e venda de CDs e DVDs físicos. Quando downloads se tornam o único meio de aquisição da música, ao meu ver, isso é bastante nocivo e prejudica muito pequenas bandas e selos undergrounds. 

Polêmico Rock - Gostaria que vocês deixassem uma mensagem para os fãs da Clawn, contato para shows, MySpace, e o que desejarem.

Fábio - Sempre gostamos de prestigiar quem nos prestigia! Seria impossível ter o reconhecimento e respeito que temos sem ajuda do público, amigos e parceiros! Somos eternamente gratos a todos que nos dão apoio e nos incentivam a seguir em frente! Aproveito para lembrar que nossa agenda de shows possui datas em aberto. Caso haja interesse em receber a Clawn em seu evento entre em contato através do e-mail clawn.brutaldeath@gmail.com. Para conhecer mais a banda, acessem os links:

Youtube Channel: www.youtube.com/clawndeath

Polêmico Rock - Gostaria de agradecer a participação de vocês aqui em minhas páginas, e dizer que vocês são sempre muito bem vindos. Obrigado pela oportunidade, e voltem sempre com mais novidades, grande abraço! Horns up!

Fábio - Agradeço mais uma vez Plínio pela grande oportunidade de divulgar ainda mais a Clawn nas páginas do Polêmico Rock, de forma que um maior número de pessoas conheça o nosso trabalho. Valorizem mais as bandas do underground nacional e seus veículos de comunicação. Comprem seus materiais, compareçam aos shows e usem as camisetas das suas bandas nacionais preferidas. Isso faz toda a diferença para quem investe e vivem nesse cenário! STAY BRUTAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário