quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Nightwish - Imaginaerum (2011)


Grandioso. Palavra que define o novo álbum do Nightwish, diferentemente do seu antencessor, "Dark Pasion Play", o qual parece ter sido feito nas COXAS, com intuito apenas de mostrar ao mundo que a banda continuava na ativa. O "Imaginaerum" é um dos álbuns mais bem pensados, onde todas as canções fazem uma conexão entre si. 

Na primeira canção temos uma caixinha de música como base para o vocal do Marco, que vem crescendo gradualmente com corais e flautas. Imprissonante como o Tuomas (principal compositor) consegue executar tantas coisas em apenas 2:36 minutos de música, que logo se entrelaça com a "Storytime". "Storytime" não é ruim, apenas NÃO traz inovação. Essa música é bem a receita que o Nigthwish tem trazido durante todos esses anos de banda. Com o timbre bem agudo e sujo, característico do Empuu (guitarrista), é uma música que sozinha não traz nada de interessante, mas se encaixa bem no contexto do álbum. 

A introdução de "Ghost River" é a prévia de uma música que se trata realmente de peso, bem ao estilo Nightwish; a exuberância aqui é a Anette que se ocupa de seu lugar como vocalista definitiva. A linha de vocal é bem elaborada, explorando vocais rasgados do Marco, contando como um grande diferencial da banda desde o Century Child. Depois da tempestade, chega a bonança "Slow, Love, Slow", que vem para acalmar e recuperar os ouvidos alheios, com riff de piano, vocal calmoso, e solo de guitarra e timbre límpidos, embora Emppu dê algumas "fritadas" em timbre limpo deixando a música demasiada estranha em alguns momentos. Há muitos elementos aqui, e quase todos funcionam. A canção termina com acordes distorcidos, trompete, e um "tic tac" exótico, bem à moda do Tuomas. 

"I Want My Tears Back" se trata de uma das melhores músicas, cativando o ouvinte nos primeiros segundos com os berros de Marco e Anette. Ela possui um trecho que mais lembra ser um violino ou gaita de foles ou WHATEVER, que lindamente antecede o pré-refrão cantado pelo Marco em primeiro momento, e Anette posteriormente, em perfeita harmonia. Emppu sola com aquela pegada celta e timbre alucinante. "Scaretale" possui coro JUVENIL, piano, e pedal duplo devastador. Destaque para guitarra com um riff notoriamente pesado. É valido lembrar que toda essa mistura funciona. 

"Arabusque" trata-se de um instrumental com bastate orquestra coral e umas batucadas que funcionam. "Turn Loose The Marmaids" é a canção de ninar obrigatória (risos): piano, flautas e voz. É basicamente disso que se trata, com destaque no refrão, e no final da canção, que ganha um toque mais, digamos, animado. "Rest Calm" inicia mais pesada com Marco, onde se dedica a maior parte da canção, e oscila com Anette em uma linha mais calma. "The Croe, The Owl And The Dove", começa com um violão lindíssimo, e possui cadência interessante, com arranjo inteligente. 

"Last Ride Of The Day", com o 'selo Nightwish' de criação, possui guitarra bem suja e uma introdução com teclados. O refrão, bem elaborado, combinam voz e instrumentos, que caminham em paralelo. Um teclado como pano de fundo em harmonia com o vocal faz toda a diferença. Destaque também para o solo virtuoso de Emppu. "Song Of Myself" é uma música longa para os padrões da banda (13:38). Mas a partir dos 07:00 cai na mesmisse. O álbum termina com a música "Imaginaerum", um instrumental de 6:18 minutos, todo orquestrado com vários elementos que música bonita pode ter, que finaliza o disco de forma, como havia dito aqui no começo, grandiosa. Ainda arrisco a dizer que será trilha do filme que está sendo produzido pelo grupo.

Acredito que "Imaginaerum" vá se tornar clássico dentro de algum tempo, pois é algo que se encontra dentro do contexto esperado por uma banda como o Nightwish, e certamente Tuomas está extremamente satisfeito com essas treze ilustres faixas. 

Nota: 8,5

Escala de Notas:

Nota 666 - Você jamais chegará aqui
Nota 10 - Deus do Metal
Nota 9,0 - Promissor
Nota 8,0 - Satã está feliz por você
Nota 7,0 - Excelente
Nota 6,0 - Bom
Nota 5,0 - Entre "bom" e "precisa melhorar"
Nota 4,0 - Desce quadrado 
Nota 3,0 - Você não conseguirá sua passagem para o INFERNO tocando deste jeito
Nota 2,0 - Lastimável
Nota 1,0 - HARMONIA do Samba
Nota Zero - Acidente Vascular Cerebral


Resenha por Vitor de Oliveira.

Um comentário:

  1. Do Dark Passion Play , para o Imaginaerum a distância é de um abismo , muito bom esse álbum e com certeza é uma audição obrigatória da banda.

    ResponderExcluir