terça-feira, 2 de novembro de 2010

O mercado competidor da música

          No mundo, de uma forma geral, há mudanças e transformações. O mundo da música não difere do restante, ou seja, há também constantes mudanças. Haverão aqueles que permanecerão na velha escola, e aqueles que irão promover a mudança e a quebra de paradigmas. No entanto, é válido analisar quais são os fatores que levam à diversificação.
        Em uma breve análise desses fatores, não ficaria difícil de imaginar essas mudanças, se levarmos para o âmbito global, e imaginar o que as promovem. Quando um produto ou serviço é lançado, a intenção é agradar o indivíduo que esta do outro lado desta relação, ou seja, o cliente; é ele quem determina o que é bom, útil ou ruim para ele (e o mercado obedece). Logo, conclui-se que, se algo é muito ruim, ele nem chegará a ser lançado, ou fracassará. Se for bom e/ou útil, ele entrará no mercado para competir com outros produtos semelhantes à ele. Então, a qualidade, a diversificação dos produtos e a quebra de paradigmas são elementos propulsores à concorrência.
           No mercado musical não é muito diferente. Obviamente que a música trata-se de entretenimento, e as pessoas podem abarrotar os seus aparelhos de MP3 de músicas de diferentes grupos e estilos, o que acaba dando chance à muitos músicos de entrarem no ramo; então não acontece aquela coisa de o cliente ter de optar apenas por uma marca ou um serviço a ser prestado. Mas a idéia geral é a mesma: as bandas que conseguem se diferir das outras ganharão uma maior fatia do mercado.



           Bandas como Metallica, Led Zeppelin, Black Sabbath, entre outras, fizeram história porque conseguiram quebrar paradigmas no passado. Assim como muitos outros produtos, essas bandas viraram tradição. A única diferença, é que quando se trata de entretenimento, como havia dito, - música e games por exemplo - pode-se ter uma infinidade de produtos que atendem a necessidade de somente um consumidor, assim como uma pessoa joga vários jogos eletrônicos, ou quando uma pessoa é fã de vários artistas.
           E tal competição, que nos acomete nos dias de hoje, têm seu lado bom: as músicas estão cada vez mais sendo produzidas como maior rigor de qualidade, variedade, os intrumentos cada vez mais trabalhados, o que torna mais prazeroso ouvir uma música, assim como experimentar um novo produto que atende novas expectativas.
           Sob uma perspectiva mais abrangente, acredito que há quatro principais fatores determinantes para se sair bem na concorrência musical: uma delas é a qualidade dos albúns lançados por esses artistas. Hoje em dia, é cada vez maior o número de bandas que lançam seus discos com uma qualidade impecável, obviamente, que com a ajuda da tecnologia. Outros dois fatores que considero determinantes, são as técnicas e as melodias, principalmente se o artista conseguir combinar ambos, embora há aqueles que prefiram apenas uma boa melodia. Mas quem nunca ficou boquiaberto com um bom solo de guitarra? O último fator que considero determinante, é a capacidade de chocar as pessoas, assim como muitas bandas que o fazem (ou fizeram), conseguem conquistar uma massa relativa de jovens rockeiros.

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