segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Confronto de egos

          Algumas pessoas já nascem com o ego inflado, outras o adquirem através da fama. Os atritos provocados por rockstars egocêntricos por muitas vezes alimentaram – ou alimentam – certas fofocas na mídia. O mais interessante é que, para os fãs, - exceto aqueles mais fervorosos, que levam a coisa mais a sério – isso acaba sendo um tanto desnecessário, ou por hora, até um incômodo, já que os fãs gostam de ver reuniões, e bandas diferentes dividindo o mesmo palco ; então, quem leva a coisa a sério mesmo, são os grandões que estão se matando por causa de coisas que as vezes nem eles mesmos sabem.



         
          Tivemos o famoso caso nos anos 90 daquele atrito entre Axl Rose (Guns & Roses) e Kurt Cobain (Nirvana). Os dois líderes se atacavam ocasionalmente em bastidores e na mídia; foi relatado também que, o baixista do Guns, Duff Mckagan foi tirar satisfações com Chris Novoselic do Nirvana, o que mais tarde, resultou em um pedido de desculpas em público por parte de Duff Mckagan. A própria biografia do Nirvana “Mais pesado que o céu”, deixa explícito que Kurt Cobain era uma pessoa extremamente difícil de se relacionar, mas neste caso citado aqui, é difícil saber de quem provinha as discussões, já que o Axl Rose mantém intacto sua postura polêmica até os dias de hoje.

Axl Rose e Kurt Cobain: O atrito de egos que marcou os anos 90

          Outro caso que mereceu reconhecimento da mídia foi com o líder do Megadeth, Dave Mustaine, e seu suposto atrito com o Metallica, a sua ex-banda, e com o Kerry King do Slayer. Parece que, o Mustaine tinha um caso mal resolvido com ambos. Nos últimos meses, na turnê do Big Four (Megadeth, Metallica, Slayer e Anthrax) o Dave Mustaine, Kerry King, e os membros do Metallica conseguiram superar o acontecido, demonstraram maturidade perante ao caso, o que rolou até mesmo de dividirem o palco e tocar alguns clássicos; o Kerry King recentemente, se juntou ao Megadeth para tocar "Rattlehead", o que ficou claro que os atritos do passado haviam ganhado um fim.


Maturidade, atritos superados, e uma reunião que deixaram alguns fãs boquiabertos

          Zakk Wylde do Black Label Society sempre se mostrou maturo, de bom humor e eclético em diversas entrevistas, mas não poupou palavras quando quis criticar o Fred Durst do Limp Bizkit.

Zakk Wylde
          Um dos casos que não somente deu no que falar, mas que gerou até uma certa revolta por parte dos fãs, foi quando o baixista do Cream, Jack Bruce, despejou palavras criticando o Led Zeppelin, dizendo que o Led era uma "merda" de banda e que fazia uma "merda" de show. Aí coisa realmente ficou feia; briga de cachorro grande, é igual casamento, não se deve meter a colher, mas quando algo mexe com uma massa de fãs igual a do Led Zeppelin, a coisa não para por aí; até ameaça de morte o Bruce recebeu. O baixista do Cream resolveu voltar um pouco atrás, e colocar pingos nos “i`s”: “O lance sobre o Zeppelin é obviamente um pouco de inveja da minha parte — ou talvez um pouco mais do que isso ...” disse ele.

Jack Bruce, o qual foi ameaçado de morte pelos fãs do Led Zeppelin

           Não sei se alguns tiveram uma mesma interpretação, mas Bruce disse que o Cream era “dez vezes mais do que o Led Zeppelin”. No entanto, se ele disse que o Led Zeppelin era uma merda, então o Cream seria “dez vezes uma merda maior que o Led”?
          Não estou criticando ninguém, até porque acho que as duas bandas foram extremamente importantes para a cena do Rock and Roll, e muito menos quero ser ameaçado de morte pelos fãs do Cream, mas é fato que o Bruce vacilou ao pronunciar uma crítica dessas, logo, é de suma importância que se deva tomar cuidado com o que é pronunciado hoje na mídia; ou mesmo se essa não for uma crítica concisa, as vezes o silêncio é o melhor que se pode fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário