domingo, 31 de outubro de 2010

Os caras pintadas


          Não me refiro aqui ao movimento estudantil ocorrido em 1992, mas sim aos caras pintadas do Metal, aos músicos que encontraram outras formas de se expressarem além da própria música. Quando o objetivo é chocar as pessoas (tendência natural do Rock e Heavy Metal) vale de tudo, ou quase tudo. Além das letras sombrias, houve necesssidade de uma forma maior de expressão, ou em outras palavras, houve simplesmente a necessidade da evolução natural.

KISS
           Assim como no teatro ou nos filmes, que trabalha mais com a questão visual, os grupos musicais também sentiram essa necessidade de expressão, talvez para auxiliarem as pessoas em uma imersão ao mundo da música, com o objetivo de fazer com que os ouvintes sintam e interpretem as letras das músicas, ou seja, entretenimento em uma forma mais completa. Os shows e clipes são uma das formas de "ver" a música. Mas a coisa vai além disso.
          A necessidade de se criar uma atmosfera mais sombria fez com que houvesse o surgimento de apresentações regadas à maquiagens, roupas com spikes e gestos, que por fim, deram identidade à muitos músicos/grupos da cena.
          Logo era possível assistir um concerto que mais parecia uma peça teatral. Os músicos pareciam mais encarnar personagens criados por eles mesmos do que simplesmente se expressar.
          Existem alguns pioneiros deste estilo, ou que conseguiram popularizar as maquiagens na arte da música. O Kiss talvez seja não somente uma das maiores bandas de Rock do mundo, mas também uma das maiores, senão a maior, que utiliza maquiagens e todos os acessórios possíveis em suas apresentações para que os mesmos se tornem verdadeiros espetáculos. O Twisted Sister também utilizou-se deste recurso para criar sua identidade, e criar uma imagem até mesmo irônica.


KING DIAMOND

         O King Diamond conseguiu levar a coisa mais a sério no sentido de se criar algo mais sombrio, auxiliado também pela letra de suas músicas, que envolvem elementos mais sombrios. O W.A.S.P. e o vocalista Marilyn Manson desfrutaram desta mesma oportunidade, como muitas outras bandas.
          Embora os grupos citados acima, dentre outros, tenham dado o ponta pé inicial para que a maquiagem se popularizasse, acredito que o maior número de bandas que estejam desfrutando destes recursos são as bandas de Black Metal, o que acabou dando uma identidade ao estilo também. Hoje, é muito natural encontrar bandas de Black se expressando desta forma. Acredito, que o difícil é encontrar uma banda deste estilo que não utilize o tal recurso; e ainda sim, se não estiverem maquiados, estarão usando uma roupa com spikes aqui, e outra ali.


IMMORTAL

          Como se não bastasse, os caras utilizam até algumas armas épicas em fotos, trocam até nomes no encarte para criar um ambiente totalmente moldado aos seus estilos.
          Alguns "críticos", que não apreciam tal estilo, preferem usar a nomenclatura "poser", para se referir aos caras pintadas. - Eu usaria a nomenclatura "pé no saco" para me referir aos tais"críticos" - .
          Não saberia exatamente dizer qual teria sido o ponto de partida para a utilização das maquiagens; o motivo sim, como eu havia dito, uma tendência natural da coisa evoluir, e a necessidade de se criar uma atmosfera moldada ao som e estilo da banda, mas digo, o ponto de partida, teria sido os filmes de vampiro em que eles aparecem normalmente com a cara pintada para expressar palidez; ou alguém teria tido a idéia de ter roubado a maquiagem da mãe; ou idéia retirada do próprio teatro; não sei exatamente, pois isso ia custar um tempo relativamente grande de pesquisas.
          Acredito que toda forma saudável de expressar opiniões e sentimentos deve ser bem vindos, pois a arte trata-se exatamente disto: forma de expressão.
          
         
                   

4 comentários:

  1. Acho essas idéias bem legais... existem muitas bandas boas competindo pra chegar a algum lugar... qualquer idéia original que marque a banda, que crie uma identidade e a diferencie das outras, é válido!!!

    ResponderExcluir
  2. O pioneiro no uso da maquiagem cadavérica (corpse paint) no black metal foi o primeiro vocalista do Mayhem, Per Yngve Ohlin AKA Dead, que era obcecado pela ideia da morte. Ele começou fazendo este tipo de maquiagem para as apresentações da banda. Posteriormente ele passou enterrar as roupas com as quais se apresentaria com alguns dias de antecedência, para que elas ficassem com cheiro de cova no dia do show. Uma vez ele chegou a pedir que seus companheiros de banda o enterrassem para que sua pele ficasse pálida como a de um cadáver. Ele também carregava uma jarra com um corvo morto, a qual ele abria e cheirava antes das apresentações para poder cantar com odor de morte nas narinas. Em 1991, quando ele tinha 22 anos de idade, ele se matou com um tiro de espingarda cal. 12 na cabeça.

    ResponderExcluir
  3. "movimento estudantil" traduzindo "boçalidade armada pela rede Globo" afinal em 1992 ela colocou, ela tirou.

    ResponderExcluir
  4. Fala Daniel!

    Eu conhecia por alto toda essa coisa do Per Yngve, mas desconhecia quem havia sido realmente pioneiro nessa história toda,obrigado pela contribuição!

    Valeu à todos pela contribuição, abraço!

    ResponderExcluir