domingo, 19 de setembro de 2010

Baixistas

          Embora as pessoas neguem, o contra baixo é um instrumento desprezado, talvez porque a maioria dos ouvintes não consigam escutar algo em seu fundo musical, ou porque talvez as músicas não exijam tanto do baixista; ou melhor, corrigindo ... os instrumentistas não compõe algo relevante no contra baixo. Os argumentos podem ser muitos. Talvez a sociedade tenha criado uma cultura de que o guitarrista e o vocalista devam ser a cara da banda. 
          Para a felicidade de muitos, reservei este espaço, não para discutir a filosofia que leva - se a acreditar que o baixista por natureza não deva se sobresair nas canções, mas sim, irei discutir aqui sobre uma minoria que faz juz às quatro cordas. Verdadeiros heróis. 
          Steve Digiorgio - Este cara não somente manda muito, mas como muitas bandas já tiveram o privilégio de ter em suas canções a participação deste grande baixista. Grupos como Death, Testament, Iced Earth, Autopsy, já puderam contar com seu talento, além de sua banda de Thrash Metal da California, o Sadus.

          


          Alex Webster - Até mesmo no começo da carreira, nos primeiros álbuns do Cannibal Corpse, o talentoso Alex Webster já mostrava que não estava ali simplesmente para ser um baixista convencional. Em muitas canções conseguiu mostrar execuções complexas e não decepcionando os fãs ao vivo.



          Les Claypool - Talvez um dos baixsta mais exóticos de toda a história. Não vou dizer que seja o melhor, pois seria muito egoísmo de minha parte, mas uma verdadeira referência para todos aqueles que desejam tocar o contra baixo como ele deve ser tocado. Este fez parte do Primus.





          John Myung - Mestre das seis cordas (isso mesmo, já que toca com um baixo de seis cordas!), baixista do Dream Theater, ou simplesmente John Myung, seja lá como queira chamá - lo. Um ícone no metal progressivo.




                                                      
          A questão é que os grandes baixistas, alguns deles citados à cima, ganham a reverência dos fãs, e acabam sendo muito mais respeitados do que os vocalistas e guitarristas, que culturalmente são associados aos principais da banda, porque além de serem talentosos, eles conseguem quebrar este paradigma.

2 comentários:

  1. Steve Digiorgio, pra mim, é o cara!!! Realmente o baixo tem grande importância nas canções... auxilia bastante à bateria devido ao som grave e forte que ele tem e acrescenta um peso legal as canções...

    ResponderExcluir
  2. Olha eu chegando meio tarde pra comentar em Vosso interessantíssimo blog. Concordo com você nesse texto sobre o que pensam as pessoas sobre o papel do baixista em uma banda e há sim uma cristalização de que o baixista não pode ser a cara de uma banda. Ademais, esses quatro que você colocou são FODAS! Abraço |m|

    ResponderExcluir