domingo, 11 de julho de 2010

Caso encerrado para Nergal (Behemoth)

          Acha - se um absurdo todos os acontecimentos de repressão por parte do cristianismo na Idade Média. Porém e, vergonhosamente, isto continua à acontecer. Não me refiro à repressão violenta, mas à repressão contra ideológicos, e consequentemente formas de pensar e agir. A banda de Metal Extremo, Behemoth, da Polônia, teve seu caso encerrado há poucos dias. Para ser mais específico, Adam "Nergal" Darski, vocalista e líder da banda Behemoth, foi processado dois anos atrás por um líder de um grupo contra seitas (Ryszard Nowak) na Polônia por ter rasgado uma bíblia em um dos seus shows.



           Não é de se espantar que o Behemoth trate de assuntos pagãos e satanistas em suas músicas, assim como muitas outras bandas de Death e Black Metal, e também não é novidade a posição do cristianismo contra qualquer forma de ideológico que seja contrário ao deles. O que se torna surpreendente, é o fato do Ryszard Nowak ter ido ao show da banda justamente com intenção de incriminá - los (idéias "um pouco" maquiavélicas para um cristão, não acha?). 
          Com o passar do tempo, durante esses dois anos, a banda teve uma maior atenção por parte da mídia, assim como Nowak, que estaria ligado à um partido político cristão. Hipóteses também foram levantadas contra Nowak. Estaria ele, tentando incriminar a banda apenas para conseguir votos e apoio financeiro para as eleições? Krzysztof Kowalik, teólogo convidado à participar do jugamento de Nergal, deixa claro sua imparcialidade com relação ao assunto. Confira: 

"Depois de anos em que foi impossível e proibida a aberta contradição com a Igreja, as pessoas na Polônia estão agora lentamente começando a criticar o que não gostam de seu funcionamento. De certa forma, eu acho que Nergal representa essas críticas que muitos cidadãos sentem, mas nem sempre se atrevem a dizer. Infelizmente, as conseqüências que se seguiram às suas ações, sem dúvida estavam fora de seu controle. Obviamente, este tipo de crítica não é aceitável nem eficaz. Não há dúvida sobre isso. Por outro lado, é também claro que Nergal criticou a Igreja Católica e rasgou uma Bíblia, em um contexto particular. A Bíblia não é apenas um texto sagrado para os católicos, mas também para os protestantes e ortodoxos, por exemplo. A Bíblia não deveria ser tratada desta forma. No entanto, Nergal é a única pessoa que pode atacar a Igreja como uma instituição de tal forma violenta. É por esta razão que acredito que Nergal deve aprender uma lição com suas ações, mas que ele não deve ser condenado."

Krzysztof Kowalik dá sua opinião sobre a atitude de Nowak:

"É claro que os políticos do "Prawo i Sprawiedliwosc" ainda não estão prontos para isto. Eles estão esperando por uma sentença pesada para Nergal, para que possam fisgar mais alguns votos e o apoio financeiro da Igreja Católica durante as próximas eleições. Além disso, não deve ser esquecida a hierarquia eclesiástica."


          Felizmente, o caso foi encerrado, e Nergal junto ao Behemoth não teve de enfrentar nenhum tipo de punição. Mas se não fosse esse o caso, o que seria feito com relação às atitudes de outras bandas? Este é um assunto complexo, pois muitas bandas, mesmo não sendo de Rock e/ou Heavy Metal, já enfrentaram grandes problemas em terras polonesas. 
          O atraso mental por parte das pessoas que seguem o cristianismo, e a ambição por poder daqueles que comandam as Igrejas, serão sempre a combinação perfeita para que pensamentos diferentes não tenham um lugar próprio.











Um comentário:

  1. É impressionante ouvir histórias deste tipo nos dias modernos. Tempos em que os dogmas da Igreja católica são arrastados na lama por seus próprios líderes. Acredito que cada um tem sua forma de pensar e seu direito de se expressar do jeito que bem entender, logo, achei justo o encerramneto do caso sem nenhum tipo de punição ao Nergal.
    Esse jogo religiãoXpolíticaXmídia me enoja profundamente.

    ResponderExcluir