domingo, 27 de junho de 2010

Rock Vs. Religião

           Desde seu surgimento, o Rock sempre foi apontado pelos cristãos como sinônimo de culto ao Diabo. Grupos de rock como Beatles e Led Zeppelin já eram criticados na época pela sua postura. Que postura?
          Além de suas posturas radicais para época, como as performances ao vivo, a música entitulada Stairway to Heaven (Led Zeppelin) e a capa do albúm "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (Beatles) que mostra uma imagem (relativamente escondida) do Aleister Crowley, garantiu inúmeras críticas à este estilo de música: o Rock n' Roll. Esses dois eventos, são apenas um dos grandes exemplos na história da música que levaram os cristãos a terem interpretações errôneas contra o Rock, e em breve o Heavy Metal. Isso sem contar a suposta ligação do Rolling Stones ao mundo ocultista, e, é claro, o Black Sabbath, talvez a banda mais influente neste âmbito de toda a história.
          O Rock ou Heavy Metal sempre foi amado por alguns e odiado por outros justamente pela agressividade que ele sempre fora executado. Essa agressividade, em qualquer que seja sua forma de arte, sempre terá uma repercussão. Quando um filme de terror é lançado, por muitas vezes, ele é vedado à menores de 18 anos e/ou pessoas sensíveis. Por que? Porque é agressivo. Assim como o Heavy Metal. Assim como o Led Zeppelin era em sua época. A tatuagem, também é uma forma muito expressiva de arte, o que provoca também uma certa polêmica.
          A primeira pergu
nta que vêm à cabeça do leitor é: Por que os filmes, dentre outras artes, não sofrem tanto preconceito quanto à música pesada ? Existem duas respostas para isso. Uma delas é fato. A outra, e meramente opinativa (minha opinião
). Vamos lá.
          O fato é
que as pessoas, em sua ignorância, desprovido de (total) conhecimento, acaba tendo uma interpretação errônea sobre o Rock. Ou melhor, por muitas vezes, não consegue discernir a proposta de uma banda para outra. Ainda sim, este fato não explica muita coisa. Por que o povo e/ou o cristianismo não tem uma interpretação errônea com filmes e outras formas de arte ? (ou tem menos preconceito ?) Aqui entra uma opinião própria: A música, em sua maioria, representa uma expressão própria, ou seja, do que o autor (ou a banda) pensa/sente, diferentemente de um filme que, simplesmente pode narrar uma história. Com isso, a pessoas associam as letras diretamente ao que a pessoa pensa ou sente. Sim, há muitas bandas que simplesmente narram histórias em suas músicas, porém as pessoas, naturalmente, não pensam por esse outro lado, com relação à interpretação da música.
           O filme "O exorcista", polêmico por sinal, não há quem diga que os diretores do filme eram satânicos. No en
tanto, se pegarmos a música "The exorcist" da banda Possessed, e colocar para alguém escutar, ela vai dizer, naturalmente, que isso não é "uma coisa boa", ou do do satanás, qualquer que seja. Entende a diferença? Por que? Porque filme 'supostamente' narra simplesmente histórias, ao contrário de música, que expressam opniões e/ou sentimentos dos músicos (ou fomos educados a pensar
dessa maneira, como eu havia dito).


                  No filme Jogos Mortais, pessoas são mutiladas e cortadas vivas, com o intuito de entar salvar suas próprias vidas. A música do Cannibal Corpse "Make Them Suffer" (Faça - os sofrer) narra algo semelhante do que acontece no filme. No entanto, a banda sofrerá interpretações errôneas, porém, o filme não, ... é excelente, com direito à pipoca e guaraná.
          Para tirar uma lasca, os cristãos mais fervorosos já colocaram até discos do Nirvana para rodar ao contrário. Então, obviamente, ciquenta minutos de um disco normal girando ao contrário, até a Xuxa consegue (aliás, conseguiu) obter um "Satan" em seus discos. Ou seja, além daqueles desprovidos da capacidade de interpretação, há aqueles que farão de tudo para encontrar algo do diabo em qualquer lugar.
            Contudo, existe aqueles que deixam explícitos em suas músicas, a "adoração ao diabo". Mas o emprego de palavras satânicas, podem indicar fatores diversos. Bandas como Dissection, Deicide, ou Danzig, são bandas que usufrui do vocábulo satânico, querendo expressar justamente tal ato.
              Portanto, não existe regras para dizer até que pont
o uma banda será satânica ou não. Até mesmo, bandas com vinte anos ou mais de carreira, mudam suas propostas de música ao longo do tempo. O importante é ter a cabeça aberta, e não generalizar as coisas.

 

4 comentários:

  1. Amanda
    olha adoro rock e estou cansada de algumas pessoas ignorantes ficar falando mal do rock!!!
    o mundo esta acontencendo tantas coisas e nada é interpretado como coisa do diabo só o rock.
    eu falo assim para esse povo ignorantes:
    vai escutar suas musiquinhas de louvor e passar a vida inteira alienado... tamo curtindo nosso som aqui na boa, garanto que esses pastores inúteis que enganam fiéis tem mto mais chances de "ir pro inferno" do que a gente!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela apreciação do blog, e fiquem à vontade para postarem suas opiniões !

    ResponderExcluir
  3. uhull rock is my life.
    nao ligo para opinião da sociedade, o esquema é fikar na sua curtindo um bom rock.

    Faça o que tu queres, há de ser tudo da lei!
    Raul Seixas.

    ResponderExcluir