terça-feira, 17 de abril de 2012

Entrevista: Necromesis


Polêmico Rock - Horns! Seja bem vindo galera do Necromesis! Então, para começarmos a nossa entrevista, me fale um pouco sobre a história do grupo.

Victor Prospero - O Necromesis existe desde 2006, mas nessa época não tinha nenhuma pretensão além de tocar covers de Thrash e Death Metal por diversão. Após algumas mudanças de formação, em 2009 nos estabilizamos com o Daniel Curtolo na guitarra e vocal, e Gil Oliveira na bateria e eu no contrabaixo e vocal, dando foco nas composições próprias. Este foi o ano em que lançamos a nossa primeira demo “The Dark Works of Art”. Após uma série de shows divulgando esta demo, lançamos em setembro do ano passado (2011) o EP “Evolving to an Underworld” e estamos seguindo na luta por nosso espaço.

Polêmico Rock - Em sua base, vocês executam um Death Metal, beirando o Technical Death Metal. Eu até arriscaria a dizer que há alguns elementos de progressivo em entrelinhas no som de vocês. Enfim, me digam se eu estou certo ou errado, e me fale um pouco de suas influências, e bandas que os influenciaram.

Victor - Nós curtimos muitas coisas diferentes e tentamos trazer tudo para dentro do nosso som. Curtimos de Ratos de Porão à Rush (talvéz daí a influencia prog que você notou), de Carcass à A Cor do Som. Algumas das bandas que mais gosto são o Deicide, Desaster e Novos Baianos. (risos) O que nós fazemos é tentar misturar tudo o que gostamos nas nossas músicas, lapidando bem os detalhes, de forma que soe simplismente como Metal... sem rótulos.

Polêmico Rock - Como tem sido a aceitação do “Evolving To An Underworld”?

Victor - Até o momento a aceitação tem sido melhor do que eu esperava, especialmente porque não é todo fã de Metal pesado que tem a cabeça aberta para ouvir coisas novas dentro do estilo. Estes dias eu vi um cara divulgando na internet uma versão que gravamos para uma musica do Hermeto Pascoal! O mais impressionante é que os amigos dele estavam dizendo ter gostado. Achei fantástico!

Polêmico Rock - Algo que realmente me chamou a atenção, e eu inclusive gostaria de parabenizá-loas, é a arte de “Evolving To An Underworld”. De quem foi a idéia? Que mensagem vocês quiseram passar com ela?

Victor - Muito obrigado, cara! Como quase tudo o que fazemos, tivemos a idéia em conjunto. Um anjo com asas de demônimo em um mundo devastado. Este é o nosso mundo, o mundo para o qual estamos “evoluindo”. Com a ideia na cabeça, pedimos para um grande amigo nosso (Allan Luis) desenhar o anjo e os três personagens atrás dele e uma amiga fotógrafa (Priscila Secco) nos ajudou com as fotos da banda.  O resto do trabalho gráfico ficou por nossa conta mesmo.

Polêmico Rock - Pelo que pude perceber no site de vocês, vocês fizeram bastante shows em 2011, e já existe alguns marcados para 2012. Como tem sido a aceitação do som de vocês pelo público?

Victor - 2011 foi um grande ano para nós. Na metade do ano demos uma interrompida nos shows pois estavamos gravando o EP, mas a partir de setembro intensificamos os shows passando por várias cidades para promover o nosso EP. A aceitação do público geralmente é boa e é o que nos anima a continuar com o nosso trabalho. Para 2012 nós estamos finalizando o agendamento dos shows para a turnê que faremos no nordeste durante o mês de fevereiro e entre março e maio já estamos agendando algumas datas no estado de SP. Conforme as datas são confirmadas, divulgamos em nossa agenda no site da banda.

Polêmico Rock - Como surgiu a idéia do nome “Necromesis”? Se trata de algum jogo de palavras? Explique isso.

Victor - Você matou a charada! (risos) Quando procurávamos um nome para a banda, nosso estilo era puramente Thrash/Death metal e eu sugeri diversos nomes precedidos por “necro”. Nisso o Daniel veio com a ideia de misturar este necro com o nome da deusa grega “Nemesis”. Gostamos da sonoridade e o nome ficou.

Polêmico Rock - Vocês já pensam em um lançamento de mais um EP ou mesmo um full lenght?

Victor - Com certeza! Nosso trabalho não pode parar. Temos outras músicas prontas e mais algumas sendo compostas. Assim que terminarmos a divulgação deste EP, se sentirmos que estamos prontos para o debut, lançaremos. Caso isso não aconteça, acredito que a idéia de mais um EP será bem vinda. É importante lembrar que o lançamento de um debut de qualidade por uma banda independente é uma tarefa cansativa e principalmente cara.

Polêmico Rock - Me fale um pouco sobre o processo de composição das músicas, e como ela ocorre.

Victor - Geralmente uma música surge da ideia de um ou dois riffs de um de nós três. Durante o ensaio nós desenvolvemos juntos a ideia da música até termina-la. Sempre os três participam da composição da música e acredito que seja isso que deixe as músicas com “cara de Necromesis”.

Polêmico Rock - Com relação as letras, como ocorre este processo de composição? Quais são os assuntos abordados pela banda?

Victor - Na primeira demo, geralmente o Daniel escrevia um texto e me entregava para que eu transformasse em versos que eu pudesse cantar, mas evoluimos isso neste EP. Aqui o trabalho ficou mais concentual. Na primeira música, "Building an Underworld" mostramos o submundo que o ser humano está construindo com sua hipocrisia, na segunda, "Minustah", damos um exemplo disso falando sobre a missão de paz do Brasil no Haiti (que de paz não tinha nada) e na última, "Unlives as Undeads", apresentamos uma versão futurista de como se comportariam as últimas pessoas restantes em um mundo já devastado. Tivemos que pesquisar para escrever estas letras, nós três trabalhamos nisso e contamos com a ajuda de outras pessoas.

Polêmico Rock - Vocês disponibilizam o EP de vocês diretamente para download logo de cara no site de vocês. Então me fale um pouco sobre isso: vocês acham que a internet veio definitivamente como uma ferramenta de divulgação em massa, ou vocês acham que ela pode ainda apresentar algujm efeito colateral?

Victor - O que acontece é que nós vendemos o nosso material merchandise a um preço que não temos lucro algum. Nossa intenção é apenas que as pessoas ouçam as músicas, vistam as camisetas e etc. Desta forma, é interessante para nós disponibilizarmos o EP para download gratuito para as pessoas que não quiserem comprar o CD físico. Além disso, é uma forma rápida de mostrar nosso trabalho às pessoas de lugares mais distantes.

Polêmico Rock - Por favor, deixe alguma mensagem para quem estiver lendo esta entrevista, contato para shows, link para download, etc.

Victor - A mensagem que podemos deixar é que para que as pessoas apoiem o Metal nacional. Tem muita banda boa no Brasil fazendo shows incríveis por preços irrelevantes. Se o público não apoiar, estas bandas não poderão continuar com o seu trabalho. Quem quiser saber mais nós e baixar o EP pode acessar nosso site www.necromesis.com e quem quiser adquirir nosso material físico de merchandise, tirar dúvidas ou marcar algum show, pode ser pelo e-mail contact@necromesis.com

Polêmico Rock - Obrigado pela presença de vocês aqui, é realmente prazeroso poder estar entrevistando mais uma banda deste maravilhoso cenário underground brasileiro. Espero que a turnê de vocês possam se desencadear cada vez mais de forma positiva. Horns Up!

Victor - Nós é que agradecemos pela força cara! Parabéns por apoiar o Metal nacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário