sábado, 10 de dezembro de 2011

Entrevista: Hatefulmurder


O Polêmico Rock conversou com Renan Ribeiro do Hatefulmurder, sobre carreira, inspirações, donload de músicas, planos  futuros da banda, e muito mais. Confira a entrevista abaixo!


Polêmico Rock - Horns Up! É um imenso prazer ter o pessoal insano do Hatefulmurder aqui no Polêmico Rock. Então, para quem ainda não conhece a banda, apresente uma breve história do grupo e sobre vossa proposta.

Renan Ribeiro - Saudações headbangers! Honra é a nossa em participar dessa entrevista! Bem, eu diria que o Hatefulmurder é uma banda "nova", porém muito ativa desde o dia que começamos até hoje. Fundamos a banda em meados de 2008; a idéia sempre foi fazer um Thrash/Death metal agressivo/rápido e técnico. A proposta é falar sobre nossa realidade. Sobre o que vivemos no cotidiano: decadência humana, alienação religiosa, guerras e seus reflexos na sociedade. Não pregamos nenhuma fantasia ou qualquer lenda. Falamos sobre a nossa realidade.

Bem, a partir da fundação da banda começamos a compor as músicas, com todas finalizadas partimos p/ uma série de shows em 2009, e lançamos um single chamado "Extreme Level Of Hate" no meio do mesmo ano. Foi bem legal, pois a galera já tava ligada no nosso trabalho. No ano seguinte, gravamos e lançamos a nossa demo: "When The Slaughtering Begins". Acredito que esse foi o pontapé inicial. Fizemos muitos shows no RJ e fora dele para divulgarmos o trabalho, tivemos uma aceitação do público muito boa, resenhas falando muito bem. O saldo foi totalmente positivo.

E agora no de 2011, acreditamos que é foi o ano mais produtivo da banda. Fomos selecionados para participar da Seletiva do Metal Battle do RJ, concorrendo a uma vaga para represenar o Brasil no festival  Wacken Open Air 2011. Conseguimos vencer a etapa regional e fomos para a final nacional, que rolou no Roça 'n Roll - Varginha (MG). Paralelo à essa experiência incrível, lançamos o nosso EP, "The Wartrail". Foi uma correria sem igual. Mas deu tudo certo! E realmente ficamos muito felizes com a aceitação da galera com esse EP. Pois as respostas tem sido mais que positivas no Brasil e no exterior. E vale lembrar também que esse trabalho nos elevou muito em termos de banda/experiência. E atualmente estamos na correria da tour do EP, divulgando esse trampo, fazendo uma série de shows pelo Sudeste. E todos os shows tem sido muito bons! Mas ainda vem muita coisa boa por aí! Podem aguardar!

Polêmico Rock - O som de vocês se baseia basicamente em um Thrash Metal, com leves toques de Death. Me fale um pouco sobre suas influências.

Renan - Exatamente, costumamos dizer que se for para "classificar" o nosso trabalho, estamos fazendo algo entre o Thrash e o Death Metal, de uma maneira mais atual, mas sem deixar de lado os grandes clássicos que marcaram a história de ambos os gêneros. Sobre as influências é difícil dizer, pois todos gostamos de ouvir muitas coisas, desde de Heavy Metal Tradicional, até Brutal Death Metal, acredito que o nosso som se baseia nos elementos que trazemos para as nossas composições a partir da proposta que criamos para a mesma, saca? Mas eu particularmente ouço muita coisa. Do Jazz ao mais Brutal Death Metal. Acredito que nosso som é um amontoado de idéias e influências de vários estilos que curtimos.

Polêmico Rock - Eu tenho apreciado bastante o som de vocês nos últimos meses, e a qualidade de produção do EP “The Wartrail” é realmente bem atraente. Uma coisa que não pode passar despercebido, é o destaque do contra baixo nas músicas. Como aconteceu isso? Foi uma idéia da banda mesmo deixá-lo sobressair?

Renan - Obrigado amigo. Costumamos dizer que nosso baixista é um destaque mesmo, as linhas que ele cria sempre são independentes do que eu faço na guitarra, porém caminhamos juntos. Achamos isso bem irado. Sobre o que você ouve no EP, é algo natural que sempre acontece com a gente. Escrevemos as músicas pensando em todos os instrumentos e como cada um trabalha para acrescentar na proposta do som, e não temos outro guitarrista, portanto o baixo trabalha bastante também!

Polêmico Rock - As faixas contidas no “The Wartrail” são muito empolgantes, com uma pegada Thrash Old School que eu não presenciava desde a época que eu escutava Kreator e Sadus incansávelmente. E isto me fez pensar na questão do show ao vivo, que de fato deve ser insano. Como o pessoal tem reagido aos shows e à proposta geral do Hatefulmuder?

Renan - Obrigado! Olha, o som que fazemos é bem forte e energético. Todos os shows sentimos que a troca entre o público e a gente é bem forte. Todos os shows são totalmente empolgantes, e não falo só da nossa presença em palco, mas me refiro ao público, quebração de  verdade, e mostrando do que é feito o underground! E claro, a nossa energia triplica quando vemos isso. Com o lançamento do "The Wartrail" demos mais um passo importante na nossa trajetória. Estamos tocando cada vez mais fora do RJ, e estamos muito empolgados com essa série de shows pelo Sudeste. É uma satisfação sem igual tocar por exemplo em MG e ver a galera cantando nossas músicas. Resumindo: A porrada come solta! No melhor sentido da coisa.

Polêmico Rock - Eu tenho visto a cena do Underground crescer muito. Aproveitando a pergunta anterior, comente um pouco sobre o Underground brasileiro, e ao mesmo tempo a dificuldade ser músico aqui no Brasil.

Renan - Muita coisa é dita sobre o Underground Nacional atualmente, vejo muitas pessoas escrevendo coisas, falando coisas etc. Mas acho que o fator que realmente conta é a atitude! E é isso que dou valor, a ação! Mas se tratando da situação que o nosso underground está, acredito que a coisa tem melhorado muito! O nível das bandas hoje em dia é muito bom. O profissionalismo que as mesmas trabalham,a dedicação e a ralação, nem sempre todos os shows lotam, isso é uma pena, talvez um ponto negativo que nós, headbangers devemos mudar! Mas no geral a coisa tá cada dia melhor. Sabemos que não é um mar de rosas, afinal isso é underground. Muita ralação, suor e força de vontade. Mas eu particularmente acredito no Underground do nosso país, acredito nas bandas, no público e em todo o universo que faz essa coisa acontecer.

Realmente não é um caminho fácil, é uma estrada longa, e praticamente infinita. Não existe valorização do músico no Brasil, principalmente se tratando de Heavy Metal. Mas acho que o ponto X é a forma que você trabalha. 

Já passamos por cada situação em shows no começo da banda. Uma vez tocamos em Búzios e dormimos na praia, pois não tínhamos lugar p/ ficar (risos). Mas é assim mesmo. Nada é fácil, não se consegue nada de mão beijada. No começo sempre é foda, mas quando se trabalha com determinação, foco, profissionalismo e força de vontade, as coisas vão mudando com o tempo.

Polêmico Rock - Um assunto relativamente polêmico, defendido por uns e atacado ferozmente por outros, é a questão do uso da internet para baixar músicas. Eu particularmente vejo como algo bom, não somente para baixar tantas coisas que curto, mas como meio de divulgação em massa, apesar de alguns efeitos colaterais obviamente. Vocês como banda, vêem a internet como algo bom ou ruim?

Renan - Sinceramente, vemos a internet como uma "ferramenta" de divulgação. Mas não o principal meio de trabalho, saca?A internet possibilitou muitas coisas. O contato em geral ficou mais fácil. Fechamos shows fora do estado pela internet, trocamos informações com bandas do exterior e de outros estados, conversamos com fãs, vendemos CDs, camisas, tudo isso via internet. Não vemos como algo totalmente negativo. Atualmente, somos uma banda independente, nosso EP está para download. A galera baixa, confere o material, divulga o som, isso é ótimo! E mesmo com todo esse acesso facilitado ainda assim muita gente entra em contato para adquirir o trabalho físico, ou compram nos shows.

Mas devemos entender que o mercado fonográfico mudou com os downloads, mas acho que tudo é uma questão de adaptação para aqueles que trabalham e sobrevivem disso. Afinal existe um gasto financeiro enorme para ensaiar, gravar, mixar, prensar etc. Mas o Hatefulmurder vê a internet como uma ferramenta de trabalho. Um aliado, e não um meio principal de divulgação. afinal acreditamos que a coisa pega fogo mesmo, é ao vivo! Só acho que alguns fãns deveriam sair mais de casa e ir aos shows, prestigiar as bandas ao vivo, comprar o material para dar continuidade ao ciclo! Afinal, nada melhor que ouvir as músicas que tanto curtimos ao vivo!

Polêmico Rock - Algo que eu sempre tenho curiosidade de perguntar e muitos leitores gostam de saber é sobre os equipamentos usados pela banda. Comente um pouco sobre marca de guitarra, ou se preferem usar pedaleiras ou jogo de pedais, etc.

Renan - Então, atualmente eu estou com duas guitarras, uma Fernandes floyd rose Custom com captação da D'marzio X2N (passivo), e uma Les Paul todo construida em mogno, com captação Seymour Duncan(passivo), atualmente eu uso essa Les Paul nos shows, e gravei o EP com ela também. Gosto bastante do som dela, é bem cheio. Pedaleira; Eu uso uma Line6 POD- X3 Live, proporciona recursos bem interessantes e um resultado bem satisfatório ao vivo.

Bateria: Pratos Zildjian A Custom. Caixa Pearl Sensitone 14x6. Pedal Axis AL-2.

Baixo: Fender precision American standard V 5 cordas, pedais: Boss equalizer geb-7 , Behringer bdi 21 , Planet waves chromatic tuner.

Polêmico Rock - Como acontece o processo de composição das canções tanto no quesito instrumental quanto das letras? Alguém em específico é responsável por isso, ou cada um pode ter uma idéia e a coisa vai acontecendo? Pois eu percebo que o Hatefulmuder prioriza técnicas e arranjos bem elaborados, e de fato eu aprecio muito este estilo “Technical Thrash Metal”.

Renan - Obrigado! Não sei se o que fazemos é um "Technical Thrash Metal". Mas fico feliz que você tenha sentido esse trabalho em cima dos arranjos. Na realidade eu não me preocupo em criar algo impossível de executar, e sim em algo coeso e de acordo com a proposta, saca? Na parte instrumental, geralmente quem inicia uma composição, sou eu ou é o Felipe (vocalista). Pensamos na música como uma transmissão de idéias e sentimentos. Temos um cuidado especial com cada música e seus respectivos arranjos. Eu não sou do tipo que sai criando mil riffs por quantidade, penso na qualidade do trampo. Mas eu e Felipe vamos elaborando juntos e trabalhando nos arranjos. Levamos para o nosso estúdio, e vamos adicionando os elementos necessários com a banda em cima do que foi criado. Mas todos chegam junto com idéias e toques. Quanto mais cabeças pensando, sempre é melhor! Principalmente porque cada um tem uma vibe diferente. Acho que essa mistura de idéias é bem interessante. Atualmente estamos compondo em conjunto e tem sido muito proveitoso!

Sobre as letras, é com o Felipe, e tem um amigo nosso que trabalha com a gente, ele gosta muito de escrever letras e de participar desse processo. Então, eles pensam no tema e elaboram a idéia em cima da música criada. Às vezes alguém escreve alguma coisa, ou dá algum toque. Mas é raro.

Polêmico Rock - Podemos esperar um ‘full-lenght’ em breve?

Renan - Certamente, já estamos no processo de composição do nosso primeiro disco oficial. Estamos muito focados e concentrados. O trabalho deve sair em meados de 2012. E podem aguardar, pois vem porrada por aí. Paralelo as sessões de composição, estamos em uma série de shows divulgando o nosso EP "The Wartrail", procurando tocar por todos os cantos possíveis e impossíveis!

Polêmico Rock - Por favor, deixe alguma mensagem para os Headbangers que irão ler esta entrevista, contato para show, ou links para download, se desejarem.

Renan - Muito obrigado a toda galera que acompanha o Polêmico Rock e aos nossos amigos e fãs, continuem dando essa força ao Metal Nacional. Muito obrigado! Sem vocês, nada disso é possível!

Contato paras shows: contact.hatefulmurder@gmail.com
Link para download do EP The Wartrail: http://www.mediafire.com/?c5vngagwh71bate
Myspace: http://www.myspace.com/hatefulmurder
Reverbnation: http://www.reverbnation.com/hatefulmurder
Canal do Youtube: http://www.youtube.com/user/Hatefulmurder
Página no Facebook: https://www.facebook.com/hatefulbook

Polêmico Rock - Agradeço muito por esta oportunidade, de ter o Hatefulmurder mais uma vez nas páginas do Polêmico Rock, e acredito que o grupo tenha talento e objetivo para alcançar patamares muito mais elevados, e de fato é isto que eu desejo à vocês. Forte abraço, Horns Up!

Renan - Muito obrigado pelo espaço, e parabéns pela iniciativa do manter esse trabalho divulgando as bandas. Obrigado por acreditar e por apoiar o nosso trabalho! Um forte abraço a todos, e aguardem, pois ainda tem muita boa coisa pela frente!

UNLEASH THE STORM!!!

Renan Ribeiro - Hatefulmurder

2 comentários:

  1. Boa entrevista, com uma das melhoras bandas brasileiras!

    \,,/

    ResponderExcluir
  2. Valeu Richard! Realmente, o Hatefulmurder está com um futuro promissor em mãos!

    ResponderExcluir