Duff McKagan pode não ter se tornado tão popular quanto Axl Rose e Slash, mas foi um membro fundador do Guns N' Roses e conseguiu manter um carreira sólida no rock nos últimos 30 anos. Após curta passagem pelo Jane's Addiction, o baixista de 47 anos hoje toca no Velvet Revolver, com o parceiro Slash, e em sua própria banda, a Loaded, além de escrever para jornais e administrar uma empresa de consultoria financeira para músicos. Em sua coluna dessa semana, no Seattle Weekly, ele resolveu colocar sua experiência a serviço dos que lutam para montar novas bandas. Duff escreveu uma pequena lista sobre o que fazer (e o que não fazer) para ter sucesso num grupo de rock.
As duas primeiras dicas provavelmente têm origem na experiência de Duff no Guns N' Roses. Ele sugere que o aspirante a rock star encontre um bom baterista, pois "sem uma grande batida, seu grupo simplesmente nunca vai deixar o ponto de partida". O segundo passo, no entanto, é se livrar do cara assim que ele começar a criar problema, repetindo em seguida o primeiro passo. "Esse processo pode consumir todo o resto de sua carreira", admite. O primeiro baterista do Guns, Steven Adler, se juntou à banda por sugestão de Duff. Acabou saindo em 1990 por abusar do consumo de drogas.
Com a base rítmica garantida, o baixista afirma que é preciso conseguir um cantor que tenha o que ele chama de "LSD", ou "Lead Singers Disease" (Doença do Cantor Principal, em tradução livre). Duff diz que o sujeito precisa ter a capacidade de ficar de frente para o público, mesmo sem uma guitarra por trás, e "dominar absolutamente o palco e todo o lugar".
Nenhum comentário:
Postar um comentário