quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A cruz de ponta cabeça

          A cruz de ponta cabeça, segundo alguns artigos, simbolizava o próprio cristianismo em outros aspectos; em outros relatos, era um símbolo egípcio. Daí surgem algumas confusões. Porém e obviamente, a não ser que uma dessas cruzes sejam encontradas em encartes do Nile ou do Mortification, fica explícito que este símbolo tem por objetivo, no mínimo, de intrigar, quando usados dentro do Heavy Metal. Todavia, uma cruz de ponta cabeça, encontradas geralmente em logos de Black Metal, não expressam a opinião dos músicos com exatidão.


         
         
          No âmbito religioso, pode-se ter múltiplas opiniões. No entanto, expressar essas opiniões através de imagens torna-se algo um tanto complicado. É possível encontrar diversas bandas de Metal Extremo com diversas opiniões sobre o assunto, mas na hora de mostrar o seu "rancor" através de uma capa de disco, a coisa fica um tanto restrita: põe-se uma cruz de ponta cabeça, ou um pentagrama, e ponto final. E aí? Será de fato, aquela banda satanista? Ou ela apenas discorda da estrutura religiosa das igrejas? Ou será que esta apenas queira criticar a igreja no auge da idade média? O mais interessante, é que se pode encontrar bandas que de fato condenam toda a estrutura e a fé cristã, e sem utilizar essas figuras, como é o caso do Deicide e/ou Behemoth.
          Há bandas como o Morbid Angel, que utilizam a cruz de ponta cabeça em seus logos, mas o intuito principal não é a crítica cristã. Ok, há letras que condenam a igreja e tudo mais, mas como foi dito, o objetivo é intrigar, e além do mais, muitas dessas músicas foram escritas há mais de vinte anos atrás. Hoje, esta banda segue outras diretrizes e a cruz de ponta cabeça continuam intacta no logo, muitas vezes não expressando exatamente o que a banda quer demonstrar naquele momento. Não estou dizendo que eles devem mudar o logo, mas quero deixar claro que estas imagens muitas vezes não coincidem com o que esta sendo dito pelos músicos.


Morbid Angel
           Sob uma perspectiva mais abrangente, e partindo deste princípio, pode-se levantar uma possível conclusão sobre como e por quê muitos leigos vêem todas os grupos musicais pertinentes ao Rock e Heavy Metal como uma coisa só.

5 comentários:

  1. Bom. primeiramente tem mta gnt q usa uma cruz pendurada no pescoço sem saber oque significa , a cruz sempre foi um símbolo de tortura , tendo em vista q pessoas eram executadas nesse aparato e so veio a se tornar um símbolo cristão após a crucificação de cristo , o próprio apóstolo Pedro foi crucificado de cabeça pra baixo , ao meu ver acho q ao olhar uma cruz seja ela invertida ou não ao o significado é o msm , acho burrice pensar q o significado de algo mudaria apenas baseado numa questão de posição , acho q as letras das bandas de representam mto mais oque elas pensam do que os símbolos que eles ostentam

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc Vitor. Eu mesmo uso um Crucifixo Invertido. Tem gente que diz: Se for invertida com o Cristo é blasfemia e se for sem o Cristo é em protesto a cruz que é um instrumento de tortura.

    ResponderExcluir
  3. sempre ira existir coisas similares a essas comparasões,assim como inri cristo,que diz ser jesus de volta na terra e senta em um banco com o olho que tudo vê.a cruz de ponta cabeça na maioria das veses serve como como qualquer simbulo pois hoje as pessoas não procurãm saber o que é o verdadeiro significado,simbulos são usados apenas para destinguir tribos na maioria das veses...
    pessoas disem que é do demonio e tal,mas o demonio na maioria das veses pode não ter simbulo,pois antes de vir em quadros ou paredes desenhadas concerteza ele virá em quem o chama,intaum na minha opnião pessoas podem usar qualquer simbulo mais este simbulo apenas significara o que realmente a pessoa acredita,eu uso cruz de ponta cabeça e não sou nem fui alguem a ser chamado de anti cristo, mas mesmo assim ja fui muitu julgado.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou louco por Rock, mais admito que existem várias bandas satanicas neste gênero musical.
    Sempre procuro bandas que não tenham letras satanicas. Más a maioria tem letras assim.
    A banda ghost por exemplo usa a cruz de ponta cabeça e se você nunca viu as letras deles dá uma olhada agora.

    ResponderExcluir
  5. O morbid Angel é a banda favorita dos demônios do inferno.

    ResponderExcluir