domingo, 3 de outubro de 2010

Slipknot, Death Metal?

          Acredito que a questão do rótulo seja importante para o Heavy Metal, nem que seja para uma simples conversa de boteco. Até porque, hoje temos muitas bandas neste cenário, e muitas mesclando elementos diferentes na composição das músicas. Seria algo muito estranho, ou mesmo genérico, se uma pessoa dissesse que gosta de Heavy Metal. Se uma pessoa é muito eclética, ou direciona este tipo de conversa para uma pessoa que não entende nada do assunto, é suficiente dizer que gosta de Heavy Metal e/ou Rock. Fora isso, a questão do rótulo, torna-se algo mais relevante do que uma simples classificação; muitas vezes, representa até mesmo um estilo próprio de um grupo de pessoas.
          Por um lado é bom, pois percebe-se que o Rock esta expandindo. Por outro lado, há uma grande variedade de bandas, produzindo muitas canções, e com vários elementos distintos nessas canções, o que acaba não somente criando vários subgrupos do gênero, mas algumas bandas acabam sendo inseridas em vários subgrupos ... ou acabam em nenhum, sendo identificadas como "bandas com estilo próprio".           Como um admirador da música pesada, não faria questão de comprar briga por causa de um estilo que pertence, ou não pertence, ou deveria pertencer à uma determinada banda. Contudo, há aqueles que se esforçam arduamente para provar que sua banda preferida é, ou não é tal coisa. Este, é o caso dos fãs (e não fãs) do Slipknot.

           
          Sempre apreciei as canções do grupo, e sempre ouvi dizer muitas coisas boas e ruins do Slipknot. É natural, uma banda como esta, que tenha atingido tal patamar de popularidade, seja alvo de críticas. O Slipknot, por ser uma banda bem, digamos, exótica, a começar por conter nove integrantes, ou melhor, agora oito (pois o baixista Paul Grey morreu de overdose poucos meses atrás) é um grupo que compõe canções relativameente pesadas, mesclando vários elementos, que deixam os ouvintes confusos, quanto à classificação do seu estilo. Nunca parei mais do que dois segundos pra ficar pensando em que subgrupo o Slipknot se encaixaria, todavia, a proporção que este assunto chegou, levou com que este tópico conseguisse um espaço reservado aqui.
          Navegando pela internet, me deparei com a quantidade de comunidades no Orkut, direcionados apenas à este tópico. É realmente, quase uma batalha épica: de um lado, os fãs desesperados, dizendo que o Slipknot é Death Metal. Do outro lado, aqueles que querem excluir o Slipknot do estilo.
          Pois bem, como todo assunto polêmico, envolve diversas opiniões, e confronto das mesmas, decidi analisar os fatos. O Death Metal, estilo nascido em meados de 1980, contava com algumas característica bem peculiares: Letras agressivas, vocal agressivo, instrumentos executados de forma rápida, ou seja, agressivo. O Slipknot, possui até uma certa agressividade em suas músicas, mas nada comparado à bandas do estilo. Existem músicas mais lentas, com vocais mais limpos, temas de músicas não tão provocantes, ou polêmicas. O instrumental ainda não consegue se adequar à uma atmosfera tão sombria.
          Sempre haverá atritos de ideológicos, quando algo não estiver bem definido. Essa questão do gênero, ainda leva à um outro problema, que é a valorização de um estilo, e o desprezo do outro. Neste caso, a valorização do Death Metal, que por sinal, nunca foi um estilo muito apreciado pela maioria das pessoas, e o desprezo pelo New Metal.
          Embora, em opinião própria, os mascarados do Slipknot, com seu vocal agressivo, e sua bateria rápida, não consigam nem se aproximar do estilo chamado de Death Metal, a massa de fãs deveriam se orgulhar de uma banda que tenha conseguido criar um estilo próprio, pois bandas que são pioneiras em um determinado estilo, serão sempre consideradas como o ápice daquele determinado gênero.


68 comentários:

  1. Já me engajei em várias discussões sobre o assunto Slipknot (e outras bandas com a mesma "crise de identidade") e cheguei a conclusão de que não vale a pena... fã é fã, e nada pior pra trocar idéias do que um fã alienado com o mundo do metal... assim que esses caras são... como fã de Death Metal afirmo que Slipknot não é, nunca foi e a nunca será uma banda de Death...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É OBVIO que slipknot não é Death.... Basicamente leia as letras das musicas (:
      um New Metal Basico ;]

      Excluir
    2. como que é que vc fala uma merda dessa seu desatualizado

      Excluir
    3. QUEM FALA BESTEIRA DE NOSSOS GOSTOS COMO SLIPKNOT,DEVERIA SER MORTO DEVERIA SER CORTADO JUNTA POR JUNTA SEU PRECONCEITUOSSO E EU TERIA O PRAZER DE FAZER ISSO.

      Excluir
    4. ROCKEIRO QUE É ROCKEIRO METALLEIRO QUEÉ METALEIRPO NÃO TEM PRECONCEITO.

      Excluir
    5. tá certo,slipknot não passa de uma bosta nu metal

      Excluir
    6. Não passa de uma banda que faz som pra moleque que anda de longboard e se acha malzão usando camiseta do Cannibal Corpse! Uma bela porcaria, na melhor das hipóteses!

      Excluir
    7. sai dai seu funkero de mrda

      Excluir
  2. Esse foi sem dúvidas um dos textos mais interessantes que li à respeito de tal assunto. Vc expressou sua opinião de forma clara e sem esculachar com nenhum dos lados da questão. Digo isso pq normalmente o tópico "Slipknot ser ou não ser?" é debatido de forma ignorante e ofensiva por ambos os lados.
    Gente desprovida de senso crítico próprio e que odeia ou idolatra uma banda com base em rótulos.
    Gosto de Slipknot não por ser Death ou não, isso é completamente irrelevante. Gosto de Slipknot por ser Slipknot

    ResponderExcluir
  3. Slipknot se tornou uma grande banda, com ótimos músicos e uma grande legião de fãs. Criaram um estilo único de tocar e fazer música. Mas como disse o brother aí:"Slipknot não é, nunca foi e nunca vai ser Death Metal"...isso é inegável...

    ResponderExcluir
  4. Sim, as pessoas confundem uma banda ser, ou não ser tal coisa, pelos rótulos.

    Dominicali, obrigado pelo elogio.

    ResponderExcluir
  5. o vey tipo,cala a boca,slipknot e foda e pronto e fodas kem critica,eu so fã de metal,trash,deat e etc,e eu acho q slipknot e uma das melhores bandas do mundo,então leocrash,vai toma no cu

    ResponderExcluir
  6. eu axo na minha opiniao que o slipk se encaixa no new metal galera.vlw abraço

    ResponderExcluir
  7. Slipknot Death Metal?Não é nunca será!!!

    Death Metal é um som extremo onde bateria rápida,guitarras agressivas,vocal gutural e temáticas violentas é uma espécie de lei.Slipknot não se encaixa no Death Metal,tanto por quesito sonoro e lirico.
    Bandas de Death Metal não são imbecís ao ponto de usar uma máscara para atrair a "criançada" poser de hoje em dia.

    Bandas de Death Metal para mim são:Death,Dismember,Cannibal Corpse,Carcass(do albúm Heartwork adiante),Morbid Angel,Vomitory,Obitury,Autopsy,Morgoth,Krisium e etc...

    Mas Slipknot ser Death Metal...Precisa comer muito feijão e arroz e amadurecer muito.

    ResponderExcluir
  8. Slipknot nao tem o vocal tao agressivo como certas bandas... mais mesmo assim como falaram ali acima fã e fã qm curte curte qm nao curte se foda D: te amo rafaela

    ResponderExcluir
  9. muito irado,adorei muito
    ROCK ´N´ ROLL

    ResponderExcluir
  10. rotular bandas sim e necessario mais brigar por definição do estilo e besteira pq o estilo e a banda q faz e mesmo assim essas pessoas precisão abrir a mente explorar coisas novas e não se prender em um determinado estilo pq sua banda favorita pertence a ele ou pq vc gosta de uma banda ela tem q ser do estilo q vc curte o bom e apreciar o som da banda nota por nota,grito por grito não importa se e death metal o new metal ou heavy metal.

    ResponderExcluir
  11. slipknot é um lixo uma merda de musica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. va se fuder seu filho de uma boa puta, porra é 666

      Excluir
    2. Lixo é tua mãe,teu pai e tu,SlipKnoT é uma das melhores bandas do mundo

      Excluir
  12. lixo é você seu anonimo otario!↑

    ResponderExcluir
  13. slipknot é muito foda! (y)

    ResponderExcluir
  14. lixo e o q te comeu!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. slipknot é a melhor banda do mundo i eu vou manda meu amigo fazer uma visita pra esse anônimo filho da puta que falou que o slipknot é um lixo se liga o viadinho do caralho! 666

    ResponderExcluir
  16. esse anônimo viado da disgraça q falou q o slipknot é um lixo ñ sabe o q ta dizendo.esse kra é um pau no cú.SLIPKNOT é muito FODA e sempre vai ser.kra essa banda é minha vida.

    ResponderExcluir
  17. ótimo post mais é Paul "Gray" e não Grey

    ResponderExcluir
  18. concerteza slipknot não é death metal mais continua sendo uma excelente banda

    ResponderExcluir
  19. foda-se todos q falam mal do SLIPKNOT. pq devem ser um bando de fudidos,viados q não sabem o q é rock.

    ResponderExcluir
  20. A todos que gostam do Slipknot um abraço, pra quem critica a banda um pau no cú, esse anonimo que falou mal da banda certamente não sabe o que é rock de verdade.

    ResponderExcluir
  21. karai eles sao muito loucos pikaa

    ResponderExcluir
  22. slipknot e a melhor baanda exitente de heavy metal e deadh metal da atualidade na minha opinião.
    esparo q olhem qn tem o melho baterista do mundo

    ResponderExcluir
  23. slipknot e foda melhor banda q ja passou pelo planeta terra karai...e quem naum gostar foda -se...

    ResponderExcluir
  24. slipknot carai e foda rockkkkkk
    de primeira porra heavy metal...e quem num gostar q va pra puta q o pariou e pra quem gosta de slipknot como eu gosto...vcs sabem o q e musica..elton erielton201143@hotmai.com

    ResponderExcluir
  25. Slipknot é uma das melhores bandas e fim.

    ResponderExcluir
  26. slipknot e mt foda mermo mas drowning pool e melhor entao e segunda em meu peito heve metal e mt foda slipppppppppppppppp

    ResponderExcluir
  27. acho besteira discutir isso
    a banda e boa e pronto...não é o suficiente?

    ResponderExcluir
  28. slipknot é pika das galaxias

    ResponderExcluir
  29. Slipknot pra mi melhor banda de rock e quen fala mal vai toma no cu não gosta porra não escutar então fica com sua opinião de bosta guarda pra si mesmo blz

    ResponderExcluir
  30. slipknot e uma banda excelente e vai pra desgraça q pariu quem n gosta de slipknot pq eu gosto

    ResponderExcluir
  31. Aff, o Slip só conseguiu fãs (aliás, não são fãs, são posers que começaram a ouvir o rock depois do Rir). Bom, raramente aparecem fãs de verdade, mas Slip não é a MELHOR BANDA do mundo, é legalzinha, mas é uma banda muito poser, e death metal? não é, nunca foi e a nunca será ² e quem não gostou, foda-se pois é a verdade. ^^

    ResponderExcluir
  32. Poser é foda msm. --'

    ResponderExcluir
  33. Que infantilidade: "slipknot é a melhor banda e quem não gosta vai se fuder". Melhor banda de metal porra nenhuma.

    ResponderExcluir
  34. Não sei em qual estilo o SlipKnot se encaixa, mas é uma banda exelente e pronto!!!

    ResponderExcluir
  35. DESAFIO: Fãs de Slipknot me mostre uma musica onde o Corey consiga sustentar aquele vocal por mais tempo que o George Fish (vocalista do Cannibal Corpse) na música "Mutation Of The Cadaver" --> www.youtube.com/watch?v=2ehaaDCyBY0

    E ai qual vai ser ?

    ResponderExcluir
  36. no dia em que o slipknot virar death metal o restart vira metal eo cannibal corpse teletube metal kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o slipknot e uma boa banda mais nunca vai ser death metal o que esse blog fala serve de conselho para os fans poser do slipknot que acha que slipknot e death metal daqui a pouco tao dizendo por ai que o system e groove metal kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vaiiii se fuder vou cortar a sua garganta a navalha e fazer pareser que foi um suisidio se falar alguma merda vc e um gotico de bosta vc eh porra nemhuma vai se fuder

      Excluir
  37. euuu amo slipknot amo vcs que seja ate a morte joey quero morrer com vc

    ResponderExcluir
  38. eu gosto muito do slipknot saber porque; porque eles me ensinaro como curtir a vida escutando o verdadereiro rock n roll e vai se foder qem falar mau do slipknot valeu,porque qem fala bem da e meu amigo agora qem fala mau vao todos para o inferno....brunocaveira

    ResponderExcluir
  39. slipknot nunca vai ser death metal

    sempre vai ser new metal ou metal alternativo

    slipknot nao tem gutural nao usa blast beat e nao tem peso para ser death metal

    para voce ter uma ideia slipknot ta longe ate do trhash metal

    e outra slipknot tem dj que e caracteristica muito forte do rap metal e new metal

    entao slipknot vai ser death metal no mesmo dia que o latino vai fazer susesso com uma musica feita por ele.o slipknot vira death metal no dia que funk ser mais popular que rock e talz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. latino já fez sucesso a muito tempo com renta ingrata,eu acho

      Excluir
  40. Bom Galera Gosto muito do Slipknot pelo que andei analisando e um New metal mais o que importa e Sabermos Respeitar o Gosto dos outros Pois Rockeiro que e Rockeiro não Tem Preconceito com as bandas e o estilo da banda a onde eu Trabalho tem um radio veio todos la so escutavam Funk ate o dia que levei meu Mp4 para mudar os ares mesmo e fui Rotulado de Punk não vejo para que Brigamos o Slipknot criou seu estilo que muitos ate hj estão tentando descobri a onde eles vão se em caixa isso jah esta ficando chato estas brigas então vamos dar um Tempo vlw um a Braço Att ChoquiTo_

    ResponderExcluir
  41. VEY AO INVES DE TA DISCUTINDO SE SLIPKNOT E NEW METAL OU DEATH METAL NAO INPORTA QUEM GOSTA GOSTA SO PQ E NEW METAL QUE VAI DEIXAR DE SER ROCK NAO!!!!! PORRA AGR PQ VCS NAO PARAM DE SER IDIOTA E VAO PEGAR UMAS MINAS!

    ResponderExcluir
  42. Curto slipknot, tem músicas deles que eu acho foda pra caralho, mais não me considero maggot. Fansboyolas (maggots) e os hater's ( pau no cú) são gente com merda na cabeça.
    Existe muito boiolagem do mundo hoje.

    ResponderExcluir
  43. Primeiramente o slip nao tem um estilo definido vai desde o new metal do primeiro cd ate umas pegadas de death e trash ...acho besteira ficar tentando rotular uma banda assim como o system of a down que tbm tem pegado new metal mais na real na tem estilo definido ...o importante é respeitar os estilos musicas dentro do rock pois ja tem muita gente contra nos(rockeiro)e pra min slipknot é muito foda sem comparacao e mesmo assim respeito o estilo musical dos outros

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. black metals e death metals são satânicos, e sinto muito, não falta nada para Slipknot ser catalogado como death metal, e nada mesmo, pois as suspeitas sobre eles serem satânicos não são poucas, oque não é de se assustar vindo de uma banda dona de um meta gigante sucesso cujo seus integrantes JAMAIS mostraram em publico seus rostos ou deram o MENOR índice de quem sejam, já não bastando o clima de death/black metal pesadíssimo, por mais que não chegue a ser tão pesado como você mesmo afirma, ainda é extremamente mais pesado até mesmo do que bandas que são consideradas pesadas entre o heavy metal e são xingadas de satanicas ("xingadas", pois sabemos MUITO BEM que não são!), como é o caso da banda Disturbed, banda pela qual eu tenho um respeito imensurável!

    ah, e caso você tenha algo contra a pessoas anti-satanicas, eu já te aviso logo que o satanismo nada mais é que o anti-cristianismo e, basicamente, prega a cristofobia! então, antes que pense em defender os satânicos e exija respeito a "crença" deles (crença PORRA NENHUMA, isso não é uma religião, mas sim um culto ofensivo aos cristãos e que devia ser CRIME!), já comparo eles a homofóbicos e racistas, no caso, são uma raça de cristofóbicos lixos sem mentalidade nenhuma em sua maioria (alguns possuem uma mentalidade avançadíssima, excedendo a minha e a sua, são então, pessoas completamente incompreensíveis já que nem eles são capazes de expor em palavras seus motivos logicos e sentimentais para seguir tal culto, de tão complexos que são esses, ou simplesmente por serem espirituais, já afirmando que isso existe!)

    ResponderExcluir